Fonte: Gov.br
24/07/24

Neste domingo, 21 de julho, a Ouvidoria do INPI completou 20 anos de atividades. Foi criada para dar mais voz ao cidadão e melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários do Instituto, além de encaminhar as reivindicações de seus servidores e colaboradores para construir um ambiente interno mais participativo. No início, teve função receptiva de demandas e avaliativa da satisfação. Atualmente, desempenha atribuição estratégica e mediadora de conflitos.

Para comemorar essas duas décadas de importantes entregas da Ouvidoria à sociedade, o INPI realizará evento no dia 6 de agosto com a participação de autoridades do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Controladoria-Geral da União (CGU), entre outras instituições. Haverá transmissão pelo canal do INPI no YouTube nos seguintes links: manhã (das 10h às 12h) e tarde (das 14h às 16h). 

A Ouvidoria e a Propriedade Industrial

Compete à Ouvidoria do INPI a supervisão técnica dos canais de atendimento do Instituto, os requisitos e etapas do tratamento de manifestações, bem como os mecanismos de coordenação, articulação e modernização e intercâmbio de ações de atendimento ao público. Também são suas responsabilidades o fortalecimento da cultura de transparência e a simplificação da gestão de dados, informações e documentos.

Segundo o Ouvidor do INPI, Davison Rego Menezes, foram assumidos compromissos de realizar entregas à sociedade muito além do cumprimento dessas competências formais. A unidade se qualificou como instância dedicada à democratização do acesso às informações e serviços de Propriedade Industrial (PI) e da própria gestão institucional, promovendo justiça social e desenvolvimento igualitário das capacidades humanas.

Menezes destaca que os 20 anos representam “a evolução da compreensão e da efetivação das legítimas expectativas de quem, direta ou indiretamente, é responsável por conceber e proteger novas criações intelectuais”.

Como resultado desses esforços, o INPI foi indicado para concorrer ao Prêmio Reclame Aqui 2024, na categoria “Instituições Sociais e Governamentais”. Chegando à 13ª edição neste ano, o Prêmio busca reconhecer as melhores reputações e operações de atendimento ao público no Brasil. A votação será realizada no período de 1º de setembro a 31 de outubro.

Matéria completa

Anterior

INSTITUIÇÕES DENUNCIAM: INFORMALIDADE E PIRATARIA SE TORNARAM DUAS GRANDES AMEAÇAS À INDÚSTRIA QUÍMICA BRASILEIRA

Próxima

PF prende duas pessoas por contrabando de agrotóxicos no MS