Fonte: G1
01/02/23
Operação prende agropecuarista e outros cinco suspeitos de produzir, vender e distribuir agrotóxicos falsificados em 5 estados

Uma operação prendeu em Goiás seis suspeitos de produzir, vender e distribuir agrotóxicos

falsificados em cinco estados brasileiros. Segundo a Polícia Civil, o chefe do grupo é um grande agropecuarista e os produtos eram vendidos com preço abaixo do valor de mercado com a finalidade de lavagem de dinheiro.

Os nomes dos presos não foram divulgados pela polícia, por isso, o g1 não conseguiu localizar as defesas deles para que se posicionassem até a última atualização desta reportagem.

As investigações tiveram início em 2022, a partir de apreensão de defensivos agrícolas em Goiás. Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em Goiânia, Hidrolândia, Nerópolis, Abadia de Goiás, Turvânia, Itumbiara e Abadiânia, além de cidades em São Paulo, Bahia, Paraná e Mato Grosso.

Operação encontra 4 toneladas de agrotóxicos ilegais escondidos em quitinete e galpõesFazendeiro preso em Goiás durante ação que apreendeu 23 aviões já fez voo levando 130 kg de cocaína ao Paraguai, diz PFFazendeiro é preso suspeito de manter 11 funcionários sem água potável e em condições semelhantes à escravidão

“O chefe recrutava, por meio de outras pessoas, pessoas de baixa renda para serem donos de empresas, como laranjas”, disse o delegado responsável pelo caso, Marcos Gomes.

O delegado contou que o fazendeiro levava uma vida de luxo em Goiânia, onde foi preso, possuindo inclusive um avião, usado para visitar fazendas. A polícia achou agrotóxicos falsificados em vários depósitos que seriam ligados a ele.

Esquema

A polícia apurou que o grande fazendeiro colocava os outros suspeitos para abrir empresas de fachada em nome de “laranjas”. Ao todo, a PC identificou ao menos 30 pessoas que faziam parte do esquema, e muitos tinham baixo poder financeiro.

Após cumprimeto dos mandados, foram apreendidos valores em espécie e uma arma de fogo, além de informações e documentos que colaboram com as investigações.

Ainda conforme o delegado explicou, o caso segue em andamento com a finalidade de identificar novos integrantes do esquema.

Matéria no site original

Anterior

Rodovias federais de SC tem o menor número de mortes em 27 anos

Próxima

Agrotóxicos contrabandeados são encontrados em tanque de combustível de veículo