Fonte: Minuano
06/11/24

Na última etapa da Operação Fronteira, realizada entre 14 e 25 de outubro, as forças de segurança brasileira apreenderam R$ 2,6 milhões em mercadorias ilegais nas cidades de Aceguá, Bagé, Chuí e Jaguarão, na região de fronteira com o Uruguai. Em Jaguarão, destaca-se a apreensão de uma carga de 16.800 fixadores de dentadura, fabricados nos Estados Unidos, e 870 kg de queijos uruguaio, totalizando R$ 1,2 milhão.

A operação, coordenada pela Receita Federal, contou com a participação de diversos órgãos de segurança, incluindo a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), a Secretaria de Segurança de Aceguá e a Brigada Militar. Durante as duas semanas de ações, foram registradas três prisões, além de apreensões de drogas, eletrônicos, agrotóxicos e um veículo recuperado.

No encerramento da operação, realizado na sexta-feira, 25, em Bagé, foi promovida uma reunião entre os órgãos envolvidos para avaliar os resultados e planejar futuras ações integradas no combate a crimes transfronteiriços.

A Operação Fronteira abrangeu, além do Rio Grande do Sul, outros estados como Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, focando no combate ao contrabando de cigarros, tráfico de drogas e armas, e crimes ambientais.

O balanço final das apreensões será divulgado no dia 31 de outubro, na sede da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, em um evento que contará com a presença do secretário especial da Receita Federal, Robinson Sakiyama Barreirinhas. Na ocasião, um comboio de carretas transportará as mercadorias apreendidas para destruição, em conformidade com práticas sustentáveis.

Matéria completa

Anterior

Agentes interceptam veículo com 220 kg de agrotóxicos contrabandeados em Sant’Ana do Livramento

Próxima

PF faz operação contra fabricação e comercialização de agrotóxicos ilegais