Fonte: Minuano
06/11/24
Na última etapa da Operação Fronteira, realizada entre 14 e 25 de outubro, as forças de segurança brasileira apreenderam R$ 2,6 milhões em mercadorias ilegais nas cidades de Aceguá, Bagé, Chuí e Jaguarão, na região de fronteira com o Uruguai. Em Jaguarão, destaca-se a apreensão de uma carga de 16.800 fixadores de dentadura, fabricados nos Estados Unidos, e 870 kg de queijos uruguaio, totalizando R$ 1,2 milhão.
A operação, coordenada pela Receita Federal, contou com a participação de diversos órgãos de segurança, incluindo a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), a Secretaria de Segurança de Aceguá e a Brigada Militar. Durante as duas semanas de ações, foram registradas três prisões, além de apreensões de drogas, eletrônicos, agrotóxicos e um veículo recuperado.
No encerramento da operação, realizado na sexta-feira, 25, em Bagé, foi promovida uma reunião entre os órgãos envolvidos para avaliar os resultados e planejar futuras ações integradas no combate a crimes transfronteiriços.
A Operação Fronteira abrangeu, além do Rio Grande do Sul, outros estados como Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, focando no combate ao contrabando de cigarros, tráfico de drogas e armas, e crimes ambientais.
O balanço final das apreensões será divulgado no dia 31 de outubro, na sede da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, em um evento que contará com a presença do secretário especial da Receita Federal, Robinson Sakiyama Barreirinhas. Na ocasião, um comboio de carretas transportará as mercadorias apreendidas para destruição, em conformidade com práticas sustentáveis.