Fonte: Diário Sul Maranhense
14/11/23

Na terça-feira, dia 07, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) deflagrou uma operação nas áreas vegetal e animal no município de Riachão/MA. Revendas agropecuárias foram fiscalizadas por comercializar agrotóxicos e vacinas. Esses estabelecimentos comerciais devem possuir registro junto a Aged.

A ação contou com o apoio da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal – ULSAV de Riachão, no comando do médico veterinário, Edwaldo Júnior com o objetivo de combater a venda ilícita de agrotóxicos e vacinas em estabelecimentos comerciais. Na ação foram encontrados 27 agrotóxicos ilegais sendo comercializados em lojas agropecuárias da cidade.

Segundo a Aged, os agrotóxicos ilegais apreendidos foram recolhidos e serão encaminhados para posterior incineração.

“As empresas para comercializar agrotóxicos e vacinas no Estado do Maranhão precisam providenciar sua regularização junto a Aged. Esses agrotóxicos ilegais apreendidos na loja agropecuária do município de Riachão, podem causar consequências sérias para a saúde humana, animal e para o meio ambiente, pois não são liberados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, para comercialização. São produzidos de forma irregular e não possuem um antídoto específico para acabar com sua atuação em caso de contaminação”, explica Eugênio Pires, Chefe da Unidade Regional de Balsas.

Ação objetiva combater venda ilícita de agrotóxicos ilegais em estabelecimentos comerciais no sul do Estado.

Matéria no site original

Anterior

Homem é preso, e contrabando de inseticida, bloqueado na Ponte da Amizade

Próxima

Operação Ágata Fronteira Oeste II gera cerca de 12 milhões de prejuízo em drogas ao crime organizado