Fonte: Gov.br
24/09/25

Publicado em 18/09/2025 10h02

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanhou entre os dias 9 e 12 de setembro, a Operação Ceres II, coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em parceria com a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), na Terra Indígena (TI) Yvy Katu, no município de Japorã (MS).

 O intuito da operação foi coibir práticas ilegais como o uso irregular de agrotóxicos,  crimes ambientais e o arrendamento ilegal de terras. No momento da ação, a Coordenação Regional da Funai de Ponta Porã (CR-PP) acompanhou as diligências visando a interlocução em prol da proteção e a segurança das comunidades indígenas da região. 

 Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul, entre 2021 e 2023, os casos de intoxicações por agrotóxicos dobraram naquele Estado. Esta é uma problemática que também tem afetado as populações indígenas da região.

Durante a operação, conduzida dentro dos procedimentos legais, foram realizadas fiscalizações em 10 pontos, com quatro autuações, um trator apreendido, entre outras ações.

Situação fundiária

 A Terra Indígena Yvy Katu já passou pela fase de estudos de ocupação tradicional e já foi emitida a portaria com a declaração dos limites territoriais para usufruto exclusivo do povo Guarani Nhandeva. E aguarda as demais fases do processo de demarcação, que envolve a homologação e registro imobiliário.

 O território indígena se encontra na área de abrangência de atuação da Coordenação Regional da Funai em Ponta Porã, responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas nos municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru, no estado de Mato Grosso do Sul.

Coordenação de Comunicação Social/Funai

Matéria completa

Anterior

Facções criminosas avançam sobre mercado de defensivos e mancham reputação do agro

Próxima

A investigação que revelou a atuação do PCC no mercado de agrotóxicos