Fonte: O Imparcial
15/10/25

Ação conjunta identificou venenos proibidos, produtos vencidos e maus-tratos em estabelecimento; quatro animais já foram encontrados mortos nos últimos dias

10 de outubro de 2025

Após um início de semana marcado por novas denúncias de envenenamento de cães e gatos nos bairros Vale dos Sonhos e Jardim Imperial, forças de segurança e vigilância de Monte Alto realizaram uma operação conjunta para fiscalizar o comércio de produtos veterinários e coibir práticas ilegais.

Até o momento, quatro animais foram encontrados mortos, com sinais de envenenamento, como sangramento por ouvidos, boca e nariz, além de vômitos com sangue — sintomas típicos de intoxicação por substâncias como “chumbinho”.

Diante das ocorrências, a Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e a Vigilância Sanitária intensificaram a fiscalização. A primeira incursão ocorreu na terça-feira, 7, em estabelecimentos de venda de rações e produtos veterinários.

Em um dos locais vistoriados, foram encontrados venenos proibidos, herbicidas e inseticidas fracionados e sem procedência, além de shampoos, sabonetes e itens de higiene vencidos – alguns há vários anos. Ao todo, 34 produtos irregulares foram apreendidos.

Ainda durante a operação, um animal silvestre foi encontrado em situação de maus-tratos, mantido em espaço degradante e sem registro legal. O responsável pelo local foi levado à Delegacia para prestar esclarecimentos. O estabelecimento foi interditado e multado pela Vigilância Sanitária, e o proprietário terá prazo para apresentar defesa.

A operação seguiu na quarta-feira, 8, com nova vistoria em outro estabelecimento e em uma área onde há grande número de gatos soltos. Novas irregularidades foram encontradas, incluindo mais produtos vencidos e recolhidos.

Matéria completa

Anterior

Comércio irregular de medicamentos veterinários avança e acende alerta para riscos à saúde

Próxima

Ministério Público identifica PCC em mercado ilegal que representa até 25% dos agrotóxicos