Fonte: Abifina
18/09/24

A Subsecretaria de Tecnologia da Informação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) realizou no dia 12, reunião virtual para apresentar a Plataforma SDA Digital, em fase de desenvolvimento. Fernanda Costa, especialista em Cadeia Química, Relações Governamentais e Internacionais da ABIFINA acompanhou a apresentação.

A Plataforma SDA Digital, ao entrar em operação, substituirá todos os sistemas em atividade no MAPA no âmbito da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), adotando tecnologias avançadas e inteligência artificial (IA) para ampliar a capacidade fiscalizatória, assegurando assim a conformidade com as normas regulatórias e promovendo eficiência, sustentabilidade e segurança no setor agropecuário.

Alinhada às diretrizes da Lei 14.515/2022, a Plataforma foi projetada para garantir modernização e rastreabilidade dos produtos agropecuários, permitindo o monitoramento em tempo real, assegurando ações corretivas imediatas e o cumprimento rigoroso das normas através de auditorias automáticas e notificações de irregularidades. Além disso, gerenciará informações com alto padrão de segurança e privacidade, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reforçando a transparência por meio de integrações com sistemas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

As primeiras funcionalidades estão previstas para serem lançadas em novembro deste ano, com a implantação gradual a ser realizada em ondas de desenvolvimento, abrangendo centenas de modelos de processos já identificados.

Matéria completa

Anterior

Mirante Rural deste domingo destaca crescimento da produção de queijo no Maranhão

Próxima

Mapa aprovou 328 registros de agrotóxicos em 2024