Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro
19/04/23

Os agrotóxicos são produtos utilizados para evitar o ataque de pragas nas lavouras, porém, se não forem utilizados como prevê a legislação podem causar impactos na saúde humana e no meio ambiente. Para ter acesso a estes produtos, o produtor deverá ter em mãos a Receita Agronômica e dirigir-se a um estabelecimento registrado pela Secretaria de Agricultura para realizar sua aquisição. Deverá também seguir todas as recomendações de bula, rótulo e receita agronômica para realizar aplicação segura do mesmo.

No sentido de identificar e coibir o uso inadequado destes produtos e tentativas de burlar o sistema de controle de agrotóxicos, a Defesa Agropecuária do Rio de Janeiro vem intensificando a fiscalização em várias regiões do Estado, mitigando o risco às pessoas e ao meio ambiente, e proporcionando a oferta de alimentos seguros.

Em ação realizada nesta semana no município de Casimiro de Abreu, 06 estabelecimentos que comercializam produtos agrícolas e 3 propriedades rurais, apontados pelo sistema informatizado de controle de agrotóxicos e por denúncias, foram fiscalizados, sendo um dos estabelecimentos autuado por comércio ilegal e fracionamento de agrotóxicos. No total foi apreendido mais de 240 litros de agrotóxicos que estavam sendo fracionados em embalagens impróprias e revendidas aos produtores. Estes produtos foram apreendidos e encaminhados para uma destinação final ambientalmente adequada.

Os estabelecimentos que desejarem realizar a comercialização de agrotóxicos deveram solicitar o registro do mesmo no portal de serviços do sistema SIAPEC3. No mesmo endereço, o produtor poderá consultar a lista de estabelecimentos autorizados a comercializar os agrotóxicos, os produtos que são autorizados para o Estado, bem como suas respectivas bulas atualizadas: https://siapec3.agricultura.rj.gov.br/siapec3/portaldeservicos.wsp. 

Matéria no site original

Operação Fiducia mira organização investigada por furto e receptação de embalagens de agrotóxicos
Anterior

Operação Fiducia mira organização investigada por furto e receptação de embalagens de agrotóxicos

Próxima

Megaoperação do Vigifronteira apreende mais de 90 toneladas de produtos irregulares nos estados da região sul do país

Megaoperação do Vigifronteira apreende mais de 90 toneladas de produtos irregulares nos estados da região sul do país