Fonte: Capital do Pantanal
04/01/23

Homem de 24 anos foi preso na cidade de Novo Mundo nesta quinta-feira (22), com 400 kg de agrotóxico contrabandeados do Paraguai. De acordo com informações, o autor foi abordado por Policiais Militares em frente a um Posto de Saúde por volta das 21h30, no bairro Itaipú.

O infrator, residente em Mundo Novo, foi preso depois de perseguição ao tentar fugir da abordagem em um veículo Chevrolet Meriva pelas ruas da cidade. Ele atravessou vários sinais vermelhos e preferenciais colocando em risco a segurança do trânsito e, só parou depois de um tiro no pneu do veículo em local onde não havia ninguém na rua. No veículo havia 35 caixas de agrotóxicos das marcas Phact, Eternal e activador, 12 pneus, isqueiros e caixas de chicletes. Todo o produto ilegal e o veículo foram apreendidos. A Polícia Militar Ambiental foi acionada.

A Polícia Militar deu voz de prisão e conduziu o contrabandista à Polícia Federal de Naviraí, onde ele foi autuado em flagrante. A PMA de Mundo Novo efetuou um auto de infração administrativo e aplicou multa de R$ 28 mil contra o infrator. O Imasul efetuará o julgamento da multa, depois da possível defesa do autuado.

Além do crime de contrabando, o infrator também responderá por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/12/2/1998 que diz: produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos. A pena é de um a quatro anos de reclusão, só pelo crime ambiental.

Matéria no site original
Anterior

Polícia Militar intensifica patrulhamento rural na região do Vale do Ivinhema neste final de ano

Próxima

Brigada Militar realiza prisão e apreende cigarros e agrotóxicos contrabandeados