Fonte: G1
05/04/23

A Polícia Civil cumpre, na manhã desta sexta-feira (31), nove mandados de prisão e de busca e apreensão contra cinco pessoas envolvidas em roubo de insumos agrícolas em propriedades rurais de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. A ação foi realizada durante a “Operação Patriarca”, com ordens judiciais em Rondonópolis e Várzea Grande.

As investigações começaram em fevereiro deste ano, a partir de um roubo que aconteceu em uma propriedade localizada na região de Sete Placas, na zona rural do município. Na ação, oito suspeitos encapuzados e armados, a mantiveram os funcionários da fazenda em cárcere privado e, em seguida, fugiram levando, aproximadamente, 70 toneladas de fertilizantes, 40 toneladas de soja, uma camionete, dinheiro em espécie e outros objetos pessoais das vítimas.

À polícia, as vítimas relataram que a soja roubada foi carregada em um caminhão da própria fazenda, que foi conduzido por um dos suspeitos e descarregada em um local desconhecido. Depois, o veículo retornou à fazenda. Já para o roubo do fertilizante, o grupo utilizou dois caminhões com semirreboques, trazidos pelo por eles.

Suspeitos da mesma família

Durante as investigações, a polícia descobriu que cinco criminosos tiveram participação no roubo, sendo quatro deles da mesma família — pai, filhos e sobrinho. Um deles chegou a prestar serviços na fazenda e foi o responsável por fornecer detalhes específicos e informações privilegiadas para os demais executores do crime.

Os indícios reunidos apontam a participação dos autores no crime de roubos circunstanciados, com concurso de agentes, situação de reféns e emprego de arma de fogo, além de causar um prejuízo estimado às vítimas em R$ 500 mil.

Nome da operação

O nome da operação faz alusão a uma família da famosa máfia italiana que agia nos Estados Unidos no século XX.

Matéria no site original

Anterior

Homem é preso com 700 litros de agrotóxicos contrabandeados na BR-386, em Sarandi

Próxima

Governos realizam terceira rodada de discussões sobre propostas de emendas ao Regulamento Sanitário Internacional (2005)