Fonte: Jornal do Oeste
11/06/25
Região
Por Jornal do Oeste Publicado em 05/06/2025 – 10:30 Atualizado em 05/06/2025 – 13:53
Na data de 7 de outubro de 2019, o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) da Região Oeste do Paraná iniciava as atividades. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, data de 5 de junho, a implantação do Gaema Oeste é motivo de celebração.
“Na esfera de atribuição do Gaema, foram desenvolvidos inúmeros trabalhos de acompanhamento de políticas públicas com o objetivo final de promoção de preservação do meio ambiente”, destaca o promotor de Justiça e coordenador do Gaema Oeste, Giovani Ferri.
Entre as ações realizadas, o coordenador cita o mapeamento realizado pelo Grupo de Atuação Especializada, perante os 52 municípios da região oeste, com o intuito de diagnosticar o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, tendo por diretrizes: a aprovação e implementação dos planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos; a destinação final adequada dos resíduos sólidos; a coleta seletiva; a logística reversa e a reciclagem de produtos; a destinação ambientalmente adequada de resíduos perigosos; a regularização e licenciamento de aterros sanitários; a regularização e estruturação das cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis; a implementação de ecopontos e a implementação de programas de educação ambiental.
EM ATUAÇÃO – “Outras ações coordenadas pelo Gaema também envolvem constantes Operações de repressão ao contrabando de agrotóxicos na tríplice fronteira Brasil/Argentina/Paraguai, as quais já resultaram na apreensão de mais de 100 toneladas de produtos falsificados, adulterados e contrabandeados, que geram graves riscos ao meio ambiente e à saúde humana, ensejando a prisão de inúmeras pessoas e a responsabilização civil e criminal de pessoas físicas e jurídicas”, aponta.
Ações coordenadas pelo Gaema na atualidade também envolvem medidas tendentes à efetiva implementação dos Planos de Arborização nos 52 municípios da Região Oeste. Outras ações do Grupo, de acordo com Ferri, também envolvem a repressão aos crimes de maus-tratos e comércio ilegal de animais, práticas ilícitas que vêm crescendo nos últimos anos e exigem especial atenção do Ministério Público.
O Gaema também fiscaliza e acompanha a elaboração e revisão dos Planos de Bacia Hidrográfica do Rio Piquiri, Paraná 2, Paraná 3 e Baixo Iguaçu. Essas atividades tem o objetivo de consolidar a preservação e uso adequado dos recursos hídricos da região Oeste do Paraná.
Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
CONSCIENTIZAÇÃO – O coordenador salienta que a atuação do Gaema/Promotoria de Justiça vai além da fiscalização de ações e medidas promovidas pelo poder público municipal, pois também visa fomentar a preservação do meio ambiente através de ações preventivas e repressivas, inclusive mediante fortalecimento de ações de educação ambiental através da realização de inúmeras palestras e eventos públicos com a sociedade.
Como forma de promover a conscientização, o Ministério Público procura estar em contato direto com a população, seja por meio de entrevistas em veículos de imprensa locais, bem como se fazendo presente nas escolas e universidades, sempre mantendo um diálogo objetivo com a comunidade. Outra forma de promover a conscientização acontece através dos canais de atendimentos públicos, de maneira online ou presencial na sede do Ministério Público.
“A destruição da natureza, a escassez de água, o número alarmante de desmatamentos e incêndios florestais, a geração cada vez maior de lixo e a extração de recursos ilimitados da natureza, são claros exemplos de que precisamos resgatar o equilíbrio do planeta. Por isso a proteção do meio ambiente deve ser compatível com o desenvolvimento econômico, social e ambiental, pilares da sustentabilidade”, declara o coordenador ao enfatizar a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook Demanda ambiental
As demandas ambientais do Gaema Oeste crescem a cada ano. Conforme relatórios de atividades, nos anos de 2024 e 2025, houve uma elevada movimentação procedimental de demandas judiciais e extrajudiciais: instauração de 132 novos procedimentos investigatórios; movimentação de 253 processos judiciais; movimentação de 485 procedimentos criminais; 1.012 análises de mérito em procedimentos em andamento; realização e participação em 65 eventos interinstitucionais pelo Promotor de Justiça Coordenador do Gaema e a realização de 135 reuniões com autoridades da área, advogados e demais interessados.
Da Redação