Fonte: O Poti
15/10/25
Produtos falsificados contra pulgas e carrapatos são vendidos online e podem causar reações graves em cães e gatos
por Redação
05/10/2025
em Mundo Pet
A falsificação de medicamentos veterinários usados no controle de pulgas, carrapatos e outras doenças está em crescimento no Brasil, especialmente por meio de vendas online, segundo alerta da Elanco Saúde Animal. A empresa chama a atenção dos tutores para os riscos à saúde dos animais, já que produtos irregulares não oferecem garantia de eficácia, segurança e, em muitos casos, contêm substâncias tóxicas ou inócuas.
“Animais que recebem medicamentos falsos podem ter reações adversas como vômito, diarreia, coceira ou mesmo quadros mais graves de intoxicação. Ou, simplesmente, não apresentar sintoma nenhum, justamente por estarem ingerindo um placebo”, afirma Camila Camalionte, médica-veterinária e gerente técnica da Elanco para Pet Health.
Falsificação avança em ambientes virtuais
Segundo a empresa, as falsificações têm sido cada vez mais sofisticadas, com embalagens e comprimidos que tentam imitar os originais, ou, em alguns casos, sequer possuem rótulo ou bula. Os medicamentos irregulares costumam ser vendidos em e-commerces desconhecidos ou com preços muito abaixo do mercado, o que deve acender o alerta dos tutores.
“O ideal é comprar sempre em canais oficiais e confiáveis, como clínicas veterinárias e pet shops conhecidos”, recomenda Cristiano Anjo, diretor de marketing da Elanco.
“Em caso de dúvida, a recomendação é consultar o médico-veterinário antes de administrar o produto e entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa”, complementa.
Como identificar e se proteger
A Elanco orienta os tutores a adotar medidas simples para evitar cair em golpes e proteger seus animais de estimação:
Prefira plataformas oficiais, clínicas veterinárias e pet shops confiáveis; Desconfie de preços muito baixos ou promoções exageradas; Verifique se aparência, odor e embalagem do medicamento coincidem com os originais; Utilize ferramentas como o “Detector de Site Confiável” do Reclame Aqui; Em caso de suspeita, não administre o produto ao animal e consulte um veterinário imediatamente. Medidas contra a falsificação
Além de alertar o público, a Elanco também está atuando para conter o problema. A empresa tem denunciado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) os casos de falsificação, conduzido investigações de campo e removido produtos irregulares do mercado.