Fonte: Folha da Cidade
04/06/25

Lucas Zacouteguy

maio 30, 2025

Na última quinta-feira (29), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 1ª Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) de Bagé, realizou a restituição de mais duas cargas de defensivos agrícolas a produtores rurais vítimas de furto na região.

Os produtos foram recuperados durante uma ação estratégica realizada em Dom Pedrito no dia 12 de maio, e que resultou no desmantelamento de um grupo criminoso especializado no furto e receptação de defensivos e maquinários agrícolas, atuante em diversas regiões do estado.

A operação, coordenada pela 1ª DECRAB de Bagé, contou com o apoio da 2ª DECRAB de Alegrete e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), reforçando a importância da cooperação entre órgãos de segurança pública e instituições do setor agropecuário no combate aos crimes rurais.

Os defensivos foram devolvidos aos legítimos proprietários após comprovação por meio de notas fiscais e identificação por lote, garantindo a segurança e a integridade dos produtos recuperados. Além da recuperação dos agrotóxicos furtados, os policiais apreenderam um graneleiro roubado no município de Salto do Jacuí, fortalecendo as investigações sobre a atuação da organização criminosa. O maquinário, avaliado em mais de R$ 100 mil, também foi devolvido ao proprietário. A entrega ocorreu no último dia 15.

“Essa ação reforça o compromisso da Polícia Civil com a segurança no campo, combatendo de forma incisiva a criminalidade que impacta o setor agropecuário e prejudica produtores rurais em todo o Rio Grande do Sul”, salientou em nota a DECRAB.

Matéria completa

Anterior

MP do Ceará participa de operação de combate a irregularidades ambientais em empreendimentos agrícolas de Jardim, Porteiras e Santana do Cariri

Próxima

MHRA aprova aumolertinibe para tratar câncer de pulmão de células não pequenas