Fonte: Instagram
26/03/25

A pedido do Instituo Mineiro de Agropecuária (IMA), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG) informa o roubo de uma carga de vacinas contra a brucelose na cidade de Juatuba.

O CRMV-MG recebeu do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal do estado de Minas Gerais (SISA-MG), no dia 27/02, a comunicação realizada pelo laboratório fabricante CEVA Saúde Animal sobre o roubo de um caminhão que transportava vacinas contra brucelose ANAVAC 19. Os produtos biológicos se encontravam em transferência da unidade de produção da CEVA Saúde Animal em Juatuba para sua unidade de armazenamento, em Vinhedo, São Paulo. O comunicado foi feito à Coordenação de Fiscalização de Produtos Veterinários (COFPV) no Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

De acordo com a legislação, essas vacinas perdem a eficácia garantida pelo fabricante, quando estão são mantidas fora do armazenamento correto. Para evitar a compra desse material roubado, o CRMV-MG informa o número dos lotes dos materiais roubados:

BRUCELOSE

Lote 026/24
13.440 frascos de 15 doses cada

Lote 057/24
13.380 frascos de 15 doses cada

GARROTILHO
Lote 003/24
7.240 frascos de 10 doses cada

Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) declarou que não irá validar as vacinas aplicadas nos animais que sejam aplicadas a partir dos medicamentos roubados usados em combate a brucelose e pertencentes aos lotes ANAVAC-19 056/24 e 057/24, bem como o lote GAROTILHO 003/24, usado em tratamentos contra garrotilho.

Em conjunto com o IMA, o CRMV-MG orienta todos os profissionais devidamente registrados no Conselho de Minas a não adquirirem, nem utilizarem medicamentos provenientes desses lotes, uma vez que perderam a garantia do laboratório devido à quebra da cadeia de controle de qualidade e temperatura. Essas vacinas representam um risco à defesa agropecuária e à saúde pública, já que são compostas por microrganismos vivos atenuados.

Saiba mais em: crmvmg.gov.br

Matéria completa

Anterior

Análise no México sobre o uso do corante FD&C Red nº 3 em alimentos, bebidas e medicamentos

Próxima

Os perigos de comprar medicamentos para seu pet na Internet