Fonte: Portal LH Franqui 19/07/23
A Cooperoque aderiu ao Programa PISEG/RS, para apoiar as ações da Brigada Militar. O projeto visa possibilitar às empresas estabelecidas no Rio Grande do Sul a compensação de valores de tributos estaduais, destinados ao aparelhamento da Brigada Militar com valores correspondentes ao ICMS à recolher.
Na manhã desta quarta-feira, 12 de julho, o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, major Eduardo Brum, visitou a cooperativa para externar agradecimentos em nome da Brigada Militar e do efetivo do 14º BPM pelos valores destinados pela Cooperoque (R$ 25.000,00). O recurso será utilizado para aquisição de uma viatura Pick-Up 4X4 semi blindada, ao valor de R$ 384.370,17. O veículo será utilizado pelas equipes da Força Tática e da Patrulha Rural, na área de ação do Batalhão.
Ações de combate ao contrabando na fronteira
O 14º BPM vem atuando fortemente no trabalho de controle de fronteiras, através da Operação Agro-Hórus, adotando as medidas necessárias à promoção da segurança pública nos municípios. A operação combate especialmente os crimes transfronteiriços, considerando os eixos de visibilidade e presença policial, de repressão qualificada e resposta adequada à criminalidade e violência.
Ainda existem áreas desabitadas, com pouca ou nenhuma demarcação em alguns municípios das regiões de fronteira. Com a dificuldade de realizar uma fiscalização adequada, principalmente diante do difícil acesso a algumas estradas e da existência de portos e aeródromos clandestinos, o 14º BPM visa adotar medidas efetivas de prevenção e combate ao tráfico de drogas, armas e especialmente o contrabando de agrotóxicos.
Fonte: Brigada Militar / Luis Henrique Franqui