Fonte: G1
15/05/24

Por g1 Ribeirão Preto e Franca

13/05/2024 12h33 Atualizado 13/05/2024

A Justiça condenou 15 pessoas acusadas de envolvimento em um roubo de cerca de R$ 300 mil em defensivos agrícolas em uma fazenda de Jaborandi (SP) em agosto de 2022. Juntas, as penas somam 154 anos de prisão.

[Correção]: o g1 errou ao dizer que nove presos poderiam recorrer da sentença em liberdade. Na verdade, eles continuarão presos. A informação foi corrigida às 17h25 desta segunda-feira (13).

No dia do crime, ao menos oito criminosos, alguns deles armados, invadiram a fazenda, às margens de uma rodovia que liga Jaborandi a Colina (SP), renderam funcionários e roubaram os defensivos agrícolas, uma caminhonete e ferramentas.

Até maio do ano passado, nove pessoas já haviam sido presas por participação no roubo.

Na decisão, o juiz Fabiano Mota Cardoso, da Vara Única de Colina, condenou, além daqueles que participaram diretamente da ação, um vigilante que passou informações sobre o local aos criminosos.

Segundo Cardoso, análises de celulares e contas bancárias dos réus comprovam o envolvimento deles no crime.

“Não restam dúvidas de que os réus foram autores. Pelo conteúdo das conversas extraídas dos celulares e a partir da vasta movimentação financeira, foi possível estabelecer a conexão entre os réus, e qual a função de cada um na associação criminosa”, diz.

Além das reclusões, os envolvidos foram condenados a pagar indenização de R$ 300 mil.

Quem são os condenados?

José Pinho de Oliveira Sobrinho – 19 anos e 1 mês de prisão em regime fechadoLais Eduarda Fernandes da Silva – 4 anos e 6 meses de prisão em regime semiabertoEurípedes Donizete Mendonça – 5 anos e 3 meses de prisão em regime fechadoJaqueline Grande Mendonça – 4 anos e 6 meses de prisão em regime semiabertoNício Domingos Candido – 19 anos e 1 mês de prisão em regime fechadoThais Fernandes da Silva – 4 anos e 6 meses de prisão em regime semiabertoThiago Freitas Batista – 4 anos e 6 meses de prisão em regime semiabertoValdir Joli – 7 anos e 5 meses de prisão em regime fechadoWeber José da Silva Junior – 12 anos e 3 meses de prisão em regime fechadoFrank Sanner Silva – 6 anos e 1 mês de prisão em regime fechadoJosé Donizeti Terin – 14 anos e 6 meses de prisão em regime fechadoEdina Aparecida Baleeiro – 14 anos e 6 meses de prisão em regime fechadoCressio Rocha – 19 anos e 1 mês de prisão em regime fechadoNayara Cristina de Almeida Ramos – 4 anos e 6 meses de prisão em regime semiabertoEdson Aparecido de Souza Lima Filho – 14 anos e 6 meses de prisão em regime fechado

Desses, José Pinho, Euripedes Donizete, Frank Sanner, Nicio Domingos, Valdir Joli, Weber José, José Donizeti, Cressio Rocha e Edson Aparecido permanecerão presos, sem direito a recorrer da sentença.

Já Lais Eduarda, Thais Fernandes, Jaqueline Grande, Thiago Freitas, Edina Aparecida e Nayara Cristina poderão responder em liberdade.

O g1 tenta localizar a defesa dos condenados.

Investigações

Durante as investigações, a polícia descobriu que o grupo estava sediado em Franca (SP), para onde fugiu após o roubo. Segundo o delegado Gustavo Coelho, os acusados já se envolveram em outros crimes.

“Ao menos dois deles possuem envolvimento em crimes na área rural. Recentemente, no final do ano, um deles foi preso em uma cidade no estado de Minas Gerais após tentar furtar o trilho do trem”, afirma Coelho.

Matéria completa

Anterior

Agrodefesa ensina caminho certo para embalagens vazias de agrotóxicos

Próxima

Encontro na NTC&LOGÍSTICA reforça parceria com a Polícia Civil de São Paulo no combate ao roubo de carga