Fonte: Jornal Panorama
26/03/25

A cidade de Varginha, localizada no coração do Sul de Minas Gerais, celebra a iminente inauguração de uma Delegacia de Polícia especializada na repressão a delitos no meio rural. A conquista, fruto de um esforço conjunto entre o Poder Legislativo Municipal, o Governo do Estado e a Deputada Federal Greyce Elias, representa um marco significativo para a segurança dos produtores rurais da região.

A iniciativa, que integra o projeto Campo Seguro, da Polícia Civil, se concretizará com a presença do Governador Romeu Zema na cerimônia de inauguração, prevista para o próximo mês, e é resultado de uma série de proposições e reuniões encabeçadas pelo Vereador Eduardo Benedito Ottoni Filho (Dudu Ottoni) desde 2023.

A demanda pela criação de uma Delegacia especializada em crimes rurais em Varginha, maior praça de comercialização de café do mundo e importante polo produtor de hortaliças e outros gêneros alimentícios, justifica-se pelo aumento da criminalidade na zona rural, com relatos frequentes de furtos, roubos e outros delitos que causam prejuízos significativos aos produtores.

A Delegacia especializada terá como objetivo principal reprimir e investigar crimes como abigeato (furto de gado), furto de insumos, defensivos e maquinários agrícolas, além de outros delitos patrimoniais relacionados à atividade rural.

A criação da Delegacia especializada é vista como uma medida crucial para garantir a segurança dos produtores rurais e suas famílias, bem como para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio na região, que é um dos pilares da economia local.

A conquista da Delegacia especializada em crimes rurais em Varginha é um exemplo de como a união de esforços entre diferentes esferas do poder público pode trazer benefícios significativos para a população.

Nesta semana, representantes de várias instituições, autoridades municipais e lideranças do setor agrícola se reuniram para alinhar parcerias e buscar recursos, quando foi discutida a destinação de emendas parlamentares impositivas municipais para estruturar a delegacia rural.  Representantes da Polícia Civil também se reuniram com integrantes do Sindicato Rural de Varginha, com a delegada regional Renata Resende, com o prefeito Leonardo Ciacci, com o vereador Dudu Ottoni, entre outras autoridades, para debater ações conjuntas para o funcionamento da delegacia.

Por Eduardo Souza

Com informações e foto: Câmara Municipal de Varginha

Matéria completa

Anterior

Detecção de agrotóxico irregular em pepino leva a acordo com MPSC

Próxima

Reciclagem irregular de agrotóxicos gera multa milionária em São Tomé