Fonte: Zap Catalão
12/11/25
Postado em 06/11/2025 às 08:04
Por Zap Catalão Repórter.
Produtos de origem estrangeira seriam levados para o oeste da Bahia; substância é banida no Brasil por alta toxidade e risco ambiental
O Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar de Goiás realizou, nesta terça-feira (4), uma apreensão de agrotóxicos proibidos no Brasil durante ações de combate a crimes transfronteiriços no município de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal.
De acordo com o COD, os produtos — com origem duvidosa, possivelmente do Paraguai e da China — possuem alto valor comercial, sendo avaliados em aproximadamente R$ 21 mil. As investigações apontam que os agrotóxicos seriam transportados para Luís Eduardo Magalhães (BA), na região do extremo oeste baiano, onde seriam comercializados de forma irregular.
O inseticida apreendido é proibido no território nacional devido à sua alta toxidade e aos riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
Os produtos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Cristalina, onde foi feito o registro da ocorrência. A Polícia informou que serão adotadas as medidas legais cabíveis, que podem incluir responsabilização criminal e administrativa, conforme a legislação ambiental e as normas de transporte de produtos perigosos.
A ação reforça o trabalho permanente do COD no combate ao contrabando e ao comércio ilegal de substâncias tóxicas, crimes que colocam em risco a segurança alimentar, o meio ambiente e a saúde da população.