Fonte: eBand
29/10/25
Por Da redação
22/10/2025 • 11:33 • Atualizado em 22/10/2025 • 15:37
Uma mulher, de 42 anos, foi presa nesta terça-feira (21), no bairro Villa Boyes, em Piracicaba (SP), durante a operação “Beleza em Risco”, deflagrada pela Polícia Civil de São Paulo em conjunto com a Vigilância Sanitária. A ação investigava a atuação de uma clínica clandestina de estética, que foi interditada.
A investigada, que possui formação em medicina veterinária, foi flagrada realizando e oferecendo, de forma irregular, procedimentos estéticos como aplicação de toxina botulínica (botox), preenchimentos faciais, bioestimuladores e fios de sustentação. Além disso, ela também comercializava o medicamento Mounjaro, indicado para controle de peso e diabetes tipo 2, que necessita de venda sob prescrição médica com retenção de receita, de acordo com normas da Anvisa.
A apuração teve início a partir de uma denúncia anônima. Durante as diligências, os policiais constataram que a clínica não possuía CNPJ, alvará de funcionamento, nem autorização da Vigilância Sanitária. A própria suspeita admitiu que atendia, em média, 20 clientes por semana, totalizando cerca de 80 atendimentos por mês, principalmente mulheres.
No local, foram apreendidos diversos materiais usados em procedimentos invasivos, incluindo produtos sem registro da Anvisa e de origem estrangeira. Também foram encontrados instrumentos sem comprovação de esterilização e agulhas armazenadas com nomes de pacientes, o que indica possível reutilização do material, uma prática considerada de alto risco sanitário.
A mulher foi presa em flagrante e responderá pelos seguintes crimes de exercício ilegal da medicina, contrabando de medicamentos proibidos, perigo para a vida ou saúde de outrem, distribuição de substâncias nocivas à saúde pública e exercício ilegal de profissão. Ela foi encaminhada à cadeia pública, permanecendo à disposição da Justiça. A Vigilância Sanitária interditou totalmente a clínica.