Fonte: Oficial News
17/05/23

Cidasc lança painel de consulta pública de pesticidas em Santa Catarina

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio Departamento de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev), e apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, lança nesta quinta-feira, 11, o painel de consulta pública de pesticidas cadastrados em Santa Catarina. No sistema é possível consultar a marca comercial do produto, o registro no Ministério da Agricultura e Pecuária, a situação do cadastro, o ingrediente ativo e a classe.

O painel apresenta também por meio de gráficos interativos a classificação toxicológica, classificação ambiental, a formulação e a classe dos produtos. Para consultar basta acessar a plataforma Business Intelligence (BI) da Cidasc . Já existe uma ferramenta de consulta destas informações integrada ao Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense (Sigen+), que oferece a possibilidade de pesquisa dos cadastros e acesso às bulas dos produtos. No entanto, a consulta no BI é mais ágil, moderna e permite a visualização gráfica das informações pesquisadas.

Para o comércio e uso de herbicidas, inseticidas, fungicidas e demais classes destes insumos agrícolas, em Santa Catarina, é necessário que estejam registrados junto ao Mapa e cadastrados junto à Cidasc, órgão oficial do estado responsável pela avaliação das solicitações de cadastro. “O novo painel foi desenvolvido para facilitar o acesso às informações dos cadastros de agrotóxicos, tanto pelos profissionais e produtores, como para toda a sociedade. Nele é possível pesquisar produtos cadastrados para o controle das pragas para cada cultura. Assim, de forma prática, os profissionais habilitados poderão buscar as alternativas adequadas para a emissão de seus receituários agronômicos”, explica o engenheiro-agrônomo e gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, Alexandre Mees.

No site da companhia, qualquer pessoa pode navegar e buscar normas específicas da defesa agropecuária catarinense e também ter acesso à legislação sobre os defensivos agrícolas, em âmbito estadual e federal, como leis, resoluções, decretos, instruções normativas, sendo as mais requeridas pelos usuários da plataforma. “Vale lembrar que o cadastro do produto especifica em qual cultura ele pode ser aplicado e qual o alvo (praga) a ser controlado. Qualquer recomendação e utilização em desacordo com o que consta em rótulo e bula é irregular”, reforça Mees.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
[email protected]
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Ouvidoria: 0800 644 8500

Matéria no site original

Projeto que libera importação direta de agrotóxicos do Mercosul caminha no Senado
Anterior

Projeto que libera importação direta de agrotóxicos do Mercosul caminha no Senado

Próxima

Polícia recupera parte de defensivos agrícolas furtados em Maripá