Fonte: Oficial News 17/05/23
Cidasc lança painel de consulta pública de pesticidas em Santa Catarina
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio Departamento de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev), e apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, lança nesta quinta-feira, 11, o painel de consulta pública de pesticidas cadastrados em Santa Catarina. No sistema é possível consultar a marca comercial do produto, o registro no Ministério da Agricultura e Pecuária, a situação do cadastro, o ingrediente ativo e a classe.
O painel apresenta também por meio de gráficos interativos a classificação toxicológica, classificação ambiental, a formulação e a classe dos produtos. Para consultar basta acessar a plataforma Business Intelligence (BI) da Cidasc . Já existe uma ferramenta de consulta destas informações integrada ao Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense (Sigen+), que oferece a possibilidade de pesquisa dos cadastros e acesso às bulas dos produtos. No entanto, a consulta no BI é mais ágil, moderna e permite a visualização gráfica das informações pesquisadas.
Para o comércio e uso de herbicidas, inseticidas, fungicidas e demais classes destes insumos agrícolas, em Santa Catarina, é necessário que estejam registrados junto ao Mapa e cadastrados junto à Cidasc, órgão oficial do estado responsável pela avaliação das solicitações de cadastro. “O novo painel foi desenvolvido para facilitar o acesso às informações dos cadastros de agrotóxicos, tanto pelos profissionais e produtores, como para toda a sociedade. Nele é possível pesquisar produtos cadastrados para o controle das pragas para cada cultura. Assim, de forma prática, os profissionais habilitados poderão buscar as alternativas adequadas para a emissão de seus receituários agronômicos”, explica o engenheiro-agrônomo e gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, Alexandre Mees.
No site da companhia, qualquer pessoa pode navegar e buscar normas específicas da defesa agropecuária catarinense e também ter acesso à legislação sobre os defensivos agrícolas, em âmbito estadual e federal, como leis, resoluções, decretos, instruções normativas, sendo as mais requeridas pelos usuários da plataforma. “Vale lembrar que o cadastro do produto especifica em qual cultura ele pode ser aplicado e qual o alvo (praga) a ser controlado. Qualquer recomendação e utilização em desacordo com o que consta em rótulo e bula é irregular”, reforça Mees.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
[email protected]
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Ouvidoria: 0800 644 8500