Fonte: Cidade Verde
26/02/25
Por Redação
20/02/2025 11h28
Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) realizaram, na última segunda-feira (17), uma fiscalização em condomínios da zona Leste de Teresina para coibir o uso de capina química em áreas urbanas.
Segundo a ADAPI, esse método de controle de plantas infestantes é permitido apenas em propriedades rurais, onde deve seguir uma série de normas, incluindo vistoria de um engenheiro agrônomo.
Nos condomínios, porém, o uso de herbicidas não atende aos critérios técnicos, pois essas áreas não possuem isolamento adequado e apresentam risco elevado de intoxicação para moradores e animais domésticos, além da contaminação do meio ambiente.
“É importante destacar que não existe nenhum produto registrado e autorizado para uso em áreas urbanas. Então, é preciso atenção caso alguém ofereça esse tipo de serviço. A aplicação de herbicidas, que são agrotóxicos, em logradouros públicos como praças, jardins, calçadas e condomínios é ilegal”, alertou Olavo Castelo Branco, coordenador de controle de agrotóxicos da ADAPI.
Infração gravíssima e riscos à saúde
De acordo com a legislação estadual, a capina química na zona urbana – uma prática comum, especialmente no período chuvoso – é considerada infração gravíssima, pois representa riscos diretos à saúde humana e ao meio ambiente.
“Muitas vezes, a própria pessoa que aplica o produto está se colocando em perigo, pois faz isso sem Equipamento de Proteção Individual (EPI). Além disso, a maioria dos produtos exige isolamento da área por pelo menos 24 horas antes da reentrada, algo inviável em ambientes urbanos”, reforçou Olavo Castelo Branco.
A multa para quem for flagrado praticando capina química em área urbana pode chegar a R$ 43 mil.