Fonte: O Presente
05/04/23

A Tribuna Livre da Câmara de Marechal Cândido Rondon foi ocupada, na sessão de ontem (03), pelo Tenente-Coronel André Cristiano Dorecki e pelo Major Eldison Martins do Prado, comandante e subcomandante do Batalhão de Polícia de Fronteira do Paraná (BPFron), sediado no município desde 2012.

O objetivo foi apresentar aos vereadores e à comunidade rondonense relatório das ações de combate à criminalidade desenvolvidas pela força policial no ano passado, bem como informar sobre os projetos de infraestrutura que estão em execução.

Conforme o Comandante Dorecki, em 2022 o Batalhão de Fronteira apreendeu 78 toneladas de drogas; 140 armas de fogo; 6.205 munições; 2,8 milhões de pacotes de cigarros; 29 mil unidades de agrotóxicos; 5.477 volumes de contrabando; 47 mil medicamentos; e 100 embarcações.

Ao todo, 619 pessoas foram presas.

No comparativo do biênio 2021/2022, o BPFron registrou um crescimento de 29% no número de veículos recuperados. Já o aumento nas apreensões foi de: 88% para drogas; 108% para embarcações; 179% para munições; 541% para agrotóxicos; e 12.000% para medicamentos.

“Por trás desses números temos ainda a sonegação de impostos, que poderiam ser convertidos em políticas públicas dentro do nosso País”, ressaltou o Comandante.

Ele informou que nessas apreensões existe não apenas o trabalho do BPFron, mas também das Polícias Militar e Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas e Receita Federal.

Investimentos

O BPFron atua em 139 municípios na área de Fronteira do Paraná, com companhias estabelecidas em Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Santo Antônio do Sudoeste e Umuarama.

Atualmente, está em construção a sede própria do Batalhão em Marechal Cândido Rondon, com 20% da obra já executada.

A previsão é de que ela estivesse concluída até o início de 2024. Porém, recentemente, foram encontradas rochas no subsolo que não foram identificadas na sondagem inicial, o que vai demandar readequações no cronograma de trabalhos.

Conforme o Tenente-Coronel Dorecki, a estimativa, agora, é de que a construção da sede do BPFron seja terminada no final do próximo ano.

Também está em execução a nova sede da 2ª Companhia de Guaíra, cuja obra já está 60% concluída.

A construção da sede da 4ª Companhia em Umuarama está na fase de terraplanagem.

Há ainda a reforma da Base COBRA, em Entre Rios do Oeste, que receberá investimentos de R$ 630 mil.

A sede da 3ª Companhia em Santo Antônio do Sudoeste foi concluída há cerca de três anos.

Somados, estes investimentos nas Companhias chegam a R$ 70 milhões, através de parcerias entre o Governo do Estado, Prefeituras, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Assembleia Legislativa, Itaipu Binacional, Procuradoria do Trabalho e Justiça Federal.

Segundo o Tenente-Coronel Dorecki, está em andamento ainda a aquisição de 90 novos fuzis AR-15 e AR-10 e de mobiliário para as sedes das companhias.

Novo Subcomandante

Também presente na Tribuna Livre, o novo Subcomandante do BPFron, Major Eldison Martins do Prado, falou sobre a alegria e a responsabilidade que tem a partir de quando assumiu, há poucas semanas, a função em Marechal Cândido Rondon.

Ele veio transferido de Guaíra, atuou por mais de dez anos como comandante da 2ª Companhia, tendo coordenado ações bem-sucedidas de combate ao crime organizado.

Segundo ele, Marechal Cândido Rondon é uma comunidade onde há diversas entidades envolvidas com diferentes pautas, sendo uma delas a de segurança pública.

“Estou vindo para um local onde a comunidade é parceira e apoia a segurança. E isso aumenta a responsabilidade. Por isso me coloco à disposição e agradeço o convite do Comandante e a recepção que tive de toda a comunidade”, concluiu o Major Prado.

Matéria no site original

Anterior

Tribunal condena agricultor que importou ilegalmente agrotóxicos do Uruguai

Próxima

Promotoria de Justiça de Paragominas e CAO CPC realizam atividades de conscientização acerca do uso de agrotóxico