Fonte: Agrolink
16/08/23

Amplamente utilizados pelo setor agrícola brasileiro, como estratégia de aumento de produtividade e redução de perdas de diferentes tipos de lavouras, os agroquímicos integram um mercado que vivencia grandes desafios em termos de combate às adulterações. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), os produtos ilegais já representam 25% das soluções utilizadas pelos produtores rurais; uma prática que pode ser mitigada com o apoio das indústrias químicas, ao optarem por rótulos e etiquetas de alta performance, que agreguem segurança a essas soluções.

Segundo Carolina Moreton, Coordenadora de Produtos da Avery Dennison, o agro é um segmento cuja cadeia produtiva envolve diversos protagonistas para que os itens cultivados e ofertados cheguem ao consumidor final de forma íntegra e segura. “Agroquímicos ilegais colocam em risco a saúde e longevidade de todos os envolvidos, desde o meio ambiente e agricultores, até as pessoas que vivem próximo às lavouras e os consumidores finais. É nesse sentido que entra a importância dos rótulos e etiquetas de alta performance, tanto em termos de clareza das informações e instruções de uso, até os atributos que reduzem o índice de falsificações e violações”, pontuou.

Conforme as informações divulgadas pela empresa, indo ao encontro das necessidades do setor, especialmente no que diz respeito às exigências legais de comercialização dos agroquímicos, bem como a redução das práticas de adulteração, a Avery Dennison desenvolveu uma solução autoadesiva que une uma série de diferenciais de aplicação, o Fasson® Semigloss Agro/S2055/rPET23. Com alta performance de adesão em embalagens de PEAD (polietileno de alta densidade), bastante utilizadas na comercialização dos defensivos agrícolas, a solução de rotulagem conta com um frontal de baixa resistência ao rasgo, permitindo identificar tentativas de violação, além de impossibilitar a reaplicação de rótulos de produtos originais em itens falsificados.

“Devido à própria composição química dos agrotóxicos e o manejo das embalagens, a legibilidade das informações pode ser um problema. Por isso, contar com rótulos como o Fasson® Semigloss Agro, que oferece alta qualidade de impressão, é essencial para garantir a integridade desses dados, que podem ser consultados a cada aplicação. Seu outro diferencial, de baixa resistência ao rasgo, impede que o rótulo seja removido e reaplicado em outras embalagens, tornando-o um aliado importante no combate a essas práticas ilegais, estejam elas atreladas aos contrabandos, que trazem os agroquímicos de outros países onde seu uso é permitido, ou ainda, estejam relacionadas às adulterações. A análise das embalagens é um dos fatores determinantes para identificar as soluções de má procedência”, conclui Carolina.

Matéria no site original

Anterior

ANMAT Federal iniciou Ciclo de Encontros Regionais para o segundo semestre de 2023

Próxima

Imposto alto favorece o mercado ilegal