Fonte: Instagram
16/04/25

A Agrodefesa realizou uma ação de fiscalização em uma loja e duas reciclagens, no município de Formosa, suspeitas de estarem recebendo embalagens vazias de agrotóxicos de forma irregular. A ação foi realizada na última quinta-feira (10/04), com a participação de fiscais estaduais agropecuários da Gerência de Fiscalização Agropecuária, das equipes volantes de Goiânia, da Regional Rio Itiquira e da Unidade Operacional Local de Formosa.

Em uma das reciclagens foi confirmada a presença dessas embalagens e na outra caixas de papelão. Durante a atividade, também foi realizado um trabalho de educação sanitária, reforçando a importância de não receber embalagens vazias de agrotóxicos, devido aos riscos que seus resíduos e componentes podem representar à saúde humana e ao meio ambiente.

Legalmente, a reciclagem dessas embalagens é de competência do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), responsável pela gestão da política reversa, uma vez que o descarte e armazenamento irregular de embalagens de agrotóxicos vazias, além de ser crime, coloca em risco o meio ambiente, a saúde pública e a economia no Estado.

A Agrodefesa orienta que os produtores que utilizam agrotóxicos, ao concluírem a aplicação, devem realizar a tríplice lavagem, armazenamento adequado e a devolução das embalagens vazias, suas tampas e eventuais resíduos pós-consumo dos produtos aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, de acordo com as instruções previstas nas respectivas bulas, no prazo de até um ano, contado da data de compra, ou da data de vencimento.

Essa devolução também pode ser intermediada por postos ou centrais de recebimento, bem como por ações de recebimento itinerantes, desde que autorizados e fiscalizados pelo órgão competente, nesse caso em Goiás, pela Agrodefesa, com a gestão sob responsabilidade do InpEV junto às suas associações de revendas credenciadas.

Matéria completa

Anterior

Agrotóxicos e mudas de banana são apreendidos em zona de proteção de Pacaraima

Próxima

Defensivos agrícolas furtados são recuperados após perseguição em Vacaria