Fonte: Agência Pará 05/04/23
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), por meio da Gerência do Programa de Agrotóxicos, participou na manhã desta terça-feira (04) do evento “Consumo Consciente: Alternativas para um Planeta Sustentável”, promovido pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em Marabá, município do Sudeste do Pará.
Alusivo ao Dia do Consumidor, o evento foi realizado no auditório da Promotoria de Justiça local, e contou com quatro palestras sobre direitos e deveres dos consumidores relacionados à telefonia, tarifa social de energia elétrica, benefício e custos da energia solar e uso de agrotóxicosLuiz Carlos Guamá falou sobre o trabalho de fiscalização da Agência O gerente do Programa de Agrotóxicos da Agência, engenheiro agrônomo Luiz Carlos Guamá, ministrou a palestra “Fiscalização do uso de agrotóxico e produto de qualidade na mesa do consumidor”, abordando as fiscalizações de defensivos agrícolas feitas pela Agência em um contexto de consumo consciente, como alternativa para um planeta sustentável.
O agrônomo abordou o intervalo de segurança, período obrigatório previsto em lei, que define o tempo necessário entre a última aplicação do defensivo agrícola e a colheita, comercialização ou consumo do produto. “Nós abordamos essa questão que influencia na qualidade dos alimentos que vão parar na mesa do consumidor, e a contribuição da Adepará para que essa qualidade ocorra, pois somos o órgão responsável pela sanidade da produção agropecuária no Estado”, ressaltou.
Servidores que integram a equipe da Adepará em Marabá também participaram do evento.
Paragominas – O uso correto de agrotóxicos foi o assunto debatido na Promotoria de Justiça de Paragominas, também no Sudeste do Pará, durante ciclo de palestras sobre o uso de produtos químicos nas plantações, com a participação de promotores e especialistas de diversas instituições públicas.
A programação atualizou o tema para agentes de saúde e endemia do município. Houve palestras com representantes do Fórum Estadual de Combate ao Uso e Impactos do Agrotóxico e ação educativa em supermercados, a fim de chamar a atenção para procedimentos de rastreabilidade dos vegetais destinados à alimentação humana.
A abertura do ciclo de palestras também contou com a participação de Luiz Carlos Guamá, que destacou os aspectos legais das fiscalizações em propriedades rurais e papel da Agência nessa temática.