Fonte: ADAPI
26/02/25
25/02/2025 – 15:18
Equipes da Divisa, Gevisa e Adapi em ação conjunta.
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), em parceria com a Gerência de Vigilância Sanitária Municipal de Teresina (Gevisa) e a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), fiscalizou nesta terça-feira (25), um estabelecimento comercial na zona leste de Teresina, após denúncia recebida pela ouvidoria da Divisa de que o local estaria comercializando chumbinho, produto clandestino e ilegalmente utilizado como raticida.
Na ação, os fiscais não encontraram o produto especificado na denúncia, mas foram constatadas outras irregularidades que comprometem as condições de segurança alimentar e sanitária do estabelecimento.
A Gevisa autuou o estabelecimento por estar funcionando sem a licença sanitária e por comercializar carne sem as condições sanitárias adequadas de segurança. A empresa também foi notificada por armazenar uma grande quantidade de produtos veterinários vencidos no local.
“O estabelecimento terá o prazo de 15 dias para apresentar sua defesa e solicitar o licenciamento sanitário junto aos órgãos responsáveis”, destacou a fiscal sanitária da Divisa, Iolanda Soares.
“A Adapi prontamente atendeu ao chamado da denúncia, mas o produto alvo da denúncia não foi achado no local. No local foram achados muitos produtos de uso veterinário e produtos domissanitários vencidos, além de estarem mal armazenados e acondicionados de forma incorreta. Comunicamos ao Ministério da Agricultura e Pecuária sobre os achados e demais encaminhados de competência do Ministério. Estamos atentos e prontos para atender as denúncias, executar mais ações em parceria com outros órgãos visando a preservação da saúde da população e do meio ambiente” informou Olavo Castelo Branco, coordenador do controle de agrotóxicos.
A fiscalização realizada reflete o empenho da Vigilância Sanitária do Piauí na promoção da saúde pública, no combate a práticas irregulares e na prevenção de riscos à população. A Vigilância Sanitária do Piauí reforça a importância da colaboração da população, incentivando a denúncia de irregularidades através da ouvidoria, contribuindo assim para um ambiente mais seguro e saudável para todos.