Fonte: ADAPI
26/02/25

25/02/2025 – 15:18

Equipes da Divisa, Gevisa e Adapi em ação conjunta.

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), em parceria com a Gerência de Vigilância Sanitária Municipal de Teresina (Gevisa) e a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), fiscalizou nesta terça-feira (25), um estabelecimento comercial na zona leste de Teresina, após denúncia recebida pela ouvidoria da Divisa de que o local estaria comercializando chumbinho, produto clandestino e ilegalmente utilizado como raticida.

Na ação, os fiscais não encontraram o produto especificado na denúncia, mas foram constatadas outras irregularidades que comprometem as condições de segurança alimentar e sanitária do estabelecimento.

A Gevisa autuou o estabelecimento por estar funcionando sem a licença sanitária e por comercializar carne sem as condições sanitárias adequadas de segurança. A empresa também foi notificada por armazenar uma grande quantidade de produtos veterinários vencidos no local.

“O estabelecimento terá o prazo de 15 dias para apresentar sua defesa e solicitar o licenciamento sanitário junto aos órgãos responsáveis”, destacou a fiscal sanitária da Divisa, Iolanda Soares.

“A Adapi prontamente atendeu ao chamado da denúncia, mas o produto alvo da denúncia não foi achado no local. No local foram achados muitos produtos de uso veterinário e produtos domissanitários vencidos, além de estarem mal armazenados e acondicionados de forma incorreta. Comunicamos ao Ministério da Agricultura e Pecuária sobre os achados e demais encaminhados de competência do Ministério. Estamos atentos e prontos para atender as denúncias, executar mais ações em parceria com outros órgãos visando a preservação da saúde da população e do meio ambiente” informou Olavo Castelo Branco, coordenador do controle de agrotóxicos.

A fiscalização realizada reflete o empenho da Vigilância Sanitária do Piauí na promoção da saúde pública, no combate a práticas irregulares e na prevenção de riscos à população. A Vigilância Sanitária do Piauí reforça a importância da colaboração da população, incentivando a denúncia de irregularidades através da ouvidoria, contribuindo assim para um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Matéria completa

Anterior

Polícia Militar de Três Lagoas prende homem por armazenar agrotóxicos ilegais em residência

Próxima

PATRAM apreende agrotóxicos proibidos no Brasil em São João da Urtiga