Fonte: Abifina
04/12/24
Evento abordou o combate aos defensivos agrícolas ilegais e orientou agricultores sobre boas práticas de manejo
Organizado pela AGED-MA, com o apoio da ABIFINA e outras entidades públicas e privadas, o seminário “Boas práticas no uso de agrotóxicos na cultura do abacaxi” aconteceu no dia 19 de novembro, em São Domingos – MA. O município é destaque na produção nacional, com mais de 58 milhões de frutos anuais. A motivação para o evento foram denúncias de uso de defensivos agrícolas contrabandeados.
O seminário contou com a presença de 115 participantes, incluindo produtores de abacaxi, revendedores, agentes de fiscalização da AGED, MAPA e instrutores do SENAR-MA. Entre as autoridades presentes estavam a Secretária Adjunta de Agricultura do Maranhão, o Secretário Municipal de Agricultura de São Domingos e o corpo diretivo da AGED-MA.
Atendendo à solicitação da organização, Fernando Marini, consultor da ABIFINA para o combate aos ilegais no segmento agropecuário, ministrou uma palestra sobre os impactos do uso de defensivos agrícolas ilegais, abordando os riscos e as consequências legais para os agricultores que utilizam esses produtos. Foram distribuídos aos participantes folders informativos da ABIFINA sobre insumos agropecuários ilegais, contendo orientações práticas e um QR code que dá acesso à “Cartilha de Combate à Pirataria de Insumos Agropecuários”, produzida em parceria com o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP/MJSP). A cartilha está disponível para consulta e download no site da ABIFINA, acesse aqui.
Durante o evento, houve grande interação com a audiência, com perguntas sobre pesticidas piratas e outros temas relacionados. Após o encerramento, Fernando participou de uma confraternização com os organizadores e apoiadores. Na ocasião, o presidente do Instituto Maranhense do Abacaxi (IMABA), Sr. Francisco Geovane Sales Andrade, elogiou a participação da ABIFINA.