Fonte: Abifina
04/12/24

Evento abordou o combate aos defensivos agrícolas ilegais e orientou agricultores sobre boas práticas de manejo

Organizado pela AGED-MA, com o apoio da ABIFINA e outras entidades públicas e privadas, o seminário “Boas práticas no uso de agrotóxicos na cultura do abacaxi” aconteceu no dia 19 de novembro, em São Domingos – MA. O município é destaque na produção nacional, com mais de 58 milhões de frutos anuais. A motivação para o evento foram denúncias de uso de defensivos agrícolas contrabandeados.

O seminário contou com a presença de 115 participantes, incluindo produtores de abacaxi, revendedores, agentes de fiscalização da AGED, MAPA e instrutores do SENAR-MA. Entre as autoridades presentes estavam a Secretária Adjunta de Agricultura do Maranhão, o Secretário Municipal de Agricultura de São Domingos e o corpo diretivo da AGED-MA.

Atendendo à solicitação da organização, Fernando Marini, consultor da ABIFINA para o combate aos ilegais no segmento agropecuário, ministrou uma palestra sobre os impactos do uso de defensivos agrícolas ilegais, abordando os riscos e as consequências legais para os agricultores que utilizam esses produtos. Foram distribuídos aos participantes folders informativos da ABIFINA sobre insumos agropecuários ilegais, contendo orientações práticas e um QR code que dá acesso à “Cartilha de Combate à Pirataria de Insumos Agropecuários”, produzida em parceria com o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP/MJSP). A cartilha está disponível para consulta e download no site da ABIFINA, acesse aqui.

Durante o evento, houve grande interação com a audiência, com perguntas sobre pesticidas piratas e outros temas relacionados. Após o encerramento, Fernando participou de uma confraternização com os organizadores e apoiadores. Na ocasião, o presidente do Instituto Maranhense do Abacaxi (IMABA), Sr. Francisco Geovane Sales Andrade, elogiou a participação da ABIFINA.

Matéria completa

Anterior

Seminário sobre Boas Práticas no Uso de Agrotóxicos na Cultura do Abacaxi em São Domingos

Próxima

Dois são presos pelo DOF com mais de meio milhão de reais em drogas e contrabando