Fonte: Abifina
22/05/24

A convite de Rafael de Melo Pereira, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária – CDA/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP), ABIFINA palestrou na 1ª Reunião sobre a nova legislação sobre agrotóxicos do Estado de São

Paulo ocorrida no dia 14 de maio. Fernando Marini, consultor da entidade para o tema de Combate a Ilegais, abordou questões relacionadas aos defensivos agrícolas ilegais no Brasil.

A palestra destacou a necessidade de combater ilícitos como contrabando, falsificação e roubo de insumos agropecuários, que aumentam a insegurança no campo e ameaçam o agronegócio brasileiro. Foram discutidas as consequências desse comércio ilegal para toda a cadeia produtiva, desde agricultores até fabricantes e revendedores. A importância de denúncias às autoridades, através dos serviços de disque-denúncia, para ações efetivas de combate foi enfatizada.

Na região do Vale do Paraíba, há um crescimento nas áreas plantadas de soja e milho, com até três safras possíveis nas várzeas. Essas culturas têm sido alvos do crime organizado que oferece defensivos agrícolas piratas. Os participantes foram alertados sobre as ofertas de insumos ilegais e instruídos sobre como se precaver contra a aquisição de produtos piratas.

Durante o evento, foram esclarecidas dúvidas e apresentadas as iniciativas da ABIFINA, como a distribuição de cartilhas e a realização de eventos com autoridades.

Matéria completa

Anterior

PM de Goiás apreende uma tonelada de agrotóxicos embalada em sacos de ração

Próxima

Rastreabilidade no agro: como as soluções autoadesivas têm contribuído de ponta a ponta com este mercado