Fonte: Agrodefesa
02/05/24

Última Atualização em 24 de abril de 2024

Nos três dias de evento, mais de 80 palestrantes de renome nacional vão ministrar conteúdos que vão desde bioinsumos, nova lei de agrotóxicos, prevenção e controle de influenza aviária, riscos de pragas quarentenárias até inteligência artificial

Com o tema ‘Conectividade na Agropecuária’, a 8ª edição da Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (8ª CNDA) será realizada de 4 a 6 de junho deste ano, no Centro de Convenções de Goiânia, e terá discussões, palestras e debates técnico-científicos em 18 eixos temáticos simultâneos de defesa agropecuária, além de cinco assuntos de interesse geral para participação de todos os congressistas. A expectativa é receber mais de 1,5 mil pessoas de todo o Brasil. Goiás é o primeiro estado da região Centro-Oeste a sediar o maior evento de defesa agropecuária nacional.

Está prevista a participação de mais de 80 palestrantes de renome nacional, que vão abordar temas como agrotóxicos, aquicultura, bioinsumos, certificação, educação sanitária, ensino, pesquisa e extensão rural, exercício profissional, ferramentas inovadoras de defesa agropecuária, inspeção animal e vegetal, insumos veterinários, inteligência artificial, melhoramento genético, mercado internacional, mulheres no agro, rede laboratorial, sanidade e bem-estar animal, sanidade vegetal, segurança alimentar do planeta, sustentabilidade ambiental, entre outros.

Segundo a presidente da Comissão Organizadora e gerente de Sanidade Vegetal da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Daniela Rézio, a programação foi pensada estrategicamente para contemplar uma diversidade de assuntos, alcançando, inclusive, novo público-alvo dessa edição da Conferência. “Além de termos a presença de fiscais estaduais e federais da defesa agropecuária, pesquisadores, estudantes e profissionais do agro, o destaque desta 8ª edição, que ocorrerá na capital goiana, é a participação pela primeira vez de produtores rurais, que são os maiores interessados em expandir o mercado do agronegócio, oferecendo alimentos seguros de modo sustentável. Por esse motivo, os temas serão abordados de forma que atendam a expectativa dos diferentes públicos-alvo do evento”, enfatiza.

A 8ª CNDA é promovida pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), sediada em Salvador (BA), com apoio da anfitriã, Agrodefesa, e membros representativos do setor agropecuário como Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Superintendência Federal de Agricultura (SFA/GO) do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), Sistema OCB Goiás, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA Goiás), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entre outros.

Programação
Os interessados em conhecer a programação já confirmada para a Conferência e demais informações devem acessar o site (www.8cnda.com.br). Por meio desse canal é possível ainda efetuar inscrição para participar do evento.

Além das palestras e debates, a 8ª CNDA será espaço para a realização de três encontros nacionais – Encontro Nacional sobre Sementes e Mudas (Enasem), Encontro Nacional sobre Fiscalização de Agrotóxicos (Enfisa) e Encontro Nacional sobre Sanidade Vegetal (Ensave) –, Fórum sobre Influenza Aviária e diferentes reuniões institucionais – Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA Goiás), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), União Nacional dos Fiscais Agropecuários (Unafa), Reunião Nacional do Serviço de Inspeção Oficial (Renasio) Vegetal e Animal, e SBDA.

Já o público que tem interesse em submeter trabalhos científicos deve ficar atento ao calendário, porque o prazo de inscrição termina no dia 28 de abril. Para isso, o congressista precisa estar inscrito e com a taxa efetivada por meio de pagamento. Dentro da Área do Inscrito, poderá enviar sua proposta por meio do link “Fazer a submissão do trabalho”, no menu lateral, aba “Trabalhos”. Deve ser submetido em formato Word (DOC ou DOCX), conforme modelo disponibilizado pela Comissão Científica. Resumos em formato PDF ou enviados por e-mail não serão aceitos. As normas para elaboração dos resumos e para apresentação de Pôster durante a Conferência, estão disponíveis no endereço: https://8cnda.com.br/normas-para-elaboracao-dos-resumos/.

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Matéria completa

Anterior

México e Guatemala estabelecem rota de trabalho binacional para fortalecer capacidades regulatórias

Próxima

5 novos Ph. Eur. padrão de referência e 20 lotes de reposição lançados em abril de 2024