Fonte:
11/07/24

O simpósio faz parte da programação do I Congresso Sergipano de Assistência Farmacêutica, nos dias 18 e 19 de julho
Bruno Vargas

Publicada em 10/07/2024

Com o objetivo de discutir os principais avanços e desafios das políticas públicas voltadas para o uso terapêutico da Cannabis medicinal, o município de Aracaju sedia o I Simpósio Sergipano de Cannabis Medicinal. A iniciativa proposta pela Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES), será um dos vários atrativos do I Congresso Sergipano de Assistência Farmacêutica (Coseaf), realizado entre os dias 18 e 19 de julho.

Sergipe é considerado pioneiro na formação de Política Estadual da Cannabis para fins terapêuticos, medicinais, veterinários e científicos. Tendo, inclusive, implementado o acesso do produto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No primeiro protocolo clínico estadual, lançado em dezembro de 2023, os pacientes beneficiados foram aqueles com epilepsia refratária que se encaixam em doenças específicas como síndrome de Dravet, síndrome de Lennox–Gastaut (SLG) e Complexo Esclerose Tuberosa (CET).

Em um evento pré-agenda do Coseaf na próxima quarta-feira, dia 17, será lançado o segundo protocolo clínico, para o uso de produtos derivados de cannabis no tratamento do comportamento agressivo no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Congresso

Tendo como tema central ‘Avaliação de Tecnologias em Saúde na Perspectiva da Assistência Farmacêutica (ATS): qualificando o acesso a medicamentos no SUS’, o evento traz um olhar para a sustentabilidade do SUS e o acesso e uso racional de medicamentos.

De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica da SES, Juliana Santos, o congresso contribui para o aumento da expectativa e da qualidade de vida. “É um tema imprescindível na organização do SUS, que vai respaldar políticas públicas no campo da Assistência Farmacêutica, permitindo que gestores e formuladores de políticas possam embasar suas decisões de forma mais segura e eficaz, buscando alcançar o melhor resultado para o paciente e a sociedade”, pontuou a coordenadora.

Além disso, o evento também será sede para o I Fórum Sergipano de Assistência Farmacêutica em Oncologia, que faz parte da iniciativa da coordenação de Assistência Farmacêutica da SES e tem o intuito de fomentar a discussão sobre os desafios e perspectivas da Atenção Oncológica no estado de Sergipe, enfatizando as alternativas necessárias para ampliação do acesso ao tratamento do câncer no estado.

Inscrições

O Congresso é direcionado a farmacêuticos e demais profissionais de saúde, gestores e operadores do direito e contará com a presença de diversos palestrantes de renome nacional no campo da Avaliação de Novas Tecnologias de Saúde (ATS), cannabis para fins medicinais, doenças raras, entre outros temas de relevância para o Sistema Público de Saúde (SUS).

O evento será híbrido com transmissão via Funesa e as inscrições para participação online estão abertas por meio do link: https://l1nk.dev/yo5tI.

Matéria completa

Próxima

Farmácia Popular amplia quantidade de remédios gratuitos