O Ministro Federal da Saúde Prof. Karl Lauterbachdurante a cúpula do G20 informou que o País buscará promover a pesquisa e produção de empresas farmacêuticas e de dispositivos médicos.
As atualizações visam ajudar a pavimentar o caminho para ensaios clínicos mais eficientes para facilitar o desenvolvimento de produtos médicos. O projeto de orientação é adotado a partir do projeto de diretriz E6(R3) recentemente atualizado do Conselho Internacional de Harmonização (ICH)
A descentralização dos ensaios clínicos permitirá que algumas ou todas as atividades relacionadas ao ensaio ocorram nas casas dos participantes do ensaio ou em outros locais convenientes, em vez de fazê-los visitar os locais de pesquisa.
Em 31 de janeiro de 2023, o sistema de informações de ensaios clínicos (CTIS) se tornará o ponto de entrada único para patrocinadores e reguladores de ensaios clínicos para a submissão e avaliação de dados de ensaios clínicos que incluem um banco de dados público pesquisável para profissionais de saúde, pacientes e público em geral.
O Conselho facilitará o licenciamento e o uso de novas vacinas eficazes contra a tuberculose, catalisando o alinhamento de alto nível entre financiadores, agências globais, governos e usuários finais na identificação e superação de barreiras ao desenvolvimento de vacinas contra a tuberculose.
Guia tem como objetivo definir modelo de protocolo clínico estruturado e eletrônico para condução de ensaios nos países membros do ICH.
Seis instituições da Argentina, Brasil, Haiti, México e Peru receberão recursos financeiros para pesquisa de temas relacionados à tuberculose e outras infecções oportunistas em pessoas com HIV/AIDS avançado, infecções sexualmente transmissíveis e vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-1), que pode causar um tipo de câncer.