Com a missão de levar a maior diversidade de medicamentos ao maior número de médicos e pacientes, provendo soluções em saúde e transformando vidas, a Supera Farma também demonstra seu cuidado para um mundo melhor a todos os seres vivos. A farmacêutica é uma das apoiadoras da edição carioca do Jaguar Parade, movimento artístico que arrecada fundos para a conservação da onça-pintada e a preservação de seus habitats, por meio de sessões de “live painting” e de uma exposição ao ar livre que promove conscientização socioambiental, além de arte e muitas cores. 

Nesta edição, a mostra chega ao Rio de Janeiro e espalhará pela cidade mais de 67 esculturas de onças customizadas por artistas locais e nacionais, exibidas gratuitamente, de 12 de julho a 11 de agosto, em pontos turísticos e principais espaços de circulação, como Orla, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã, Centro, estações de Metrô, shoppings centers, aeroportos, praças e parques. Antes disso, as sessões de “live painting” ou pinturas ao vivo, que permitem que o público acompanhe o processo de pintura das esculturas temáticas, ocorrerão diariamente entre os dias 20 de junho e 10 de julho. 

A Supera patrocina a obra “Festas das Cores”, da artista carioca Pri Artte, que levará uma mensagem de amor e arte por meio de seu trabalho com street art, pop art em estilo cartoon e grafite; e a obra “Força e Esperança”, de Alessandra Cafeu, ilustradora e pintora paulista que irá se inspirar na força e esperança que o jaguar representa em seu trabalho. 

A partir da exibição pública,  as obras estarão disponibilizadas para venda, através de leilões virtuais e presenciais, que destinarão 100% do lucro líquido para as ONGs parceiras: Onçafari, Panthera, Ampara Silvestre e FAS, que se dedicam em conservar a fauna e os habitats naturais brasileiros, por meio de projetos voltados à ciência, educação e ecoturismo.

Confira a programação completa do Jaguar Parade em https://jaguarparade.com/rio2024/.  

Jaguar Parade:  arte que salva o maior felino das Américas

A onça-pintada é o maior felino das Américas e, originalmente, habitava desde os Estados Unidos até a Argentina. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México, e já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil. 

Pelo fato de estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, as crescentes alterações ambientais como o desmatamento, caça ilegal e poluição são as principais causas da severa diminuição da sua população.

A primeira Jaguar Parade aconteceu em São Paulo, em 2019, e foi considerada a maior exposição de arte ao ar livre da história da cidade. Aproximadamente, 10 milhões de pessoas viram as obras em suas  ruas e parques. Após o hiato da pandemia, em 2021 as onças ressurgiram numa grande exposição em Belo Horizonte, com mais de 60 obras expostas na capital mineira. 

Em 2022, foi a vez da edição em Nova York. O evento, que impactou milhões de pessoas nas ruas e pela Internet, contou com ações especiais como pinturas ao vivo, debates entre artistas e oficinas de arte presenciais e online, além de uma experiência imersiva no Metaverso. Por lá, foram 40 esculturas exibidas nos locais mais icônicos, como Times Square, Central Park, World Trade Center e durante a 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas. 

Já a última edição, que ocorreu em Florianópolis, em 2023, encantou mais de 700 mil pessoas com a participação de artistas do cenário da arte local e nacional que deixaram suas marcas nas obras que foram exibidas gratuitamente em pontos turísticos e principais espaços de grande circulação de público, como a Ponte Hercílio Luz, Avenida Beira-mar Norte, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa, Jurerê, entre outros. A Jaguar Parade é apresentada pelo Ministério da Cultura, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura. A realização do evento é da Artery, empresa referência na criação e promoção de projetos de arte ligados a causas socioambientais, liderada por seus sócios, Giovane Pasa e Carol Barreto. Com a venda das obras de todas as edições dos eventos, já foram arrecadados mais de R$ 1.600.000,00, contribuindo com as ONGs parceiras, que são reconhecidas pelo trabalho de conservação ambiental e das onças-pintadas.

Divulgação Supera Farma

EMS vence prêmio FILASA 2024 na categoria “Departamento Financeiro em Farmacêutica”
Anterior

EMS vence prêmio FILASA 2024 na categoria “Departamento Financeiro em Farmacêutica”

Próxima

Programa de Estágio Biolab Farmacêutica 2024 está com inscrições abertas até 28 de junho

Programa de Estágio Biolab Farmacêutica 2024 está com inscrições abertas até 28 de junho