Equipe do Jornal Nacional percorre mina operada pela Companhia Brasileira de Lítio (CBL) 

O Brasil ocupa posição estratégica no mercado internacional de lítio, usado como matéria-prima de baterias de celulares, laptops e veículos elétricos. A operação da Companhia Brasileira de Lítio (CBL) no Vale do Jequitinhonha (MG) foi destaque em uma série de reportagens do Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a corrida mundial pelo metal.

A equipe de jornalismo mostrou a Mina da Cachoeira, a mais antiga do Brasil, operada pela CBL há 32 anos. A matéria ressaltou a robusta infraestrutura e os elevados padrões de segurança mantidos no local.

Vinicius Alvarenga, presidente da CBL, destacou a importância do setor de baterias no mercado de lítio, que corresponde a mais de 90% do mercado mundial. Entretanto, ele ressaltou que o mercado interno também sempre foi uma prioridade para a CBL. Setores como a indústria farmacêutica, cerâmicas, graxas e lubrificantes têm encontrado no lítio uma matéria-prima essencial. “O lítio tem muitas aplicações relevantes e a gente sempre atendeu a todas no Brasil”, afirmou Alvarenga.

O Brasil tem 8% das reservas mundiais de lítio e 85% se encontram no Vale do Jequitinhonha.

Acesse a reportagem na íntegra:

Anterior

EMS e Fiocruz firmam parceria para promover desenvolvimento científico no Brasil

Próxima

Farmacêutica EMS, em parceria com a PUC-Campinas, lança curso de extensão gratuito em Farmacovigilância

Farmacêutica EMS, em parceria com a PUC-Campinas, lança curso de extensão gratuito em Farmacovigilância