Por meio de um protocolo de intenções, farmacêutica e instituição atuarão em conjunto para fomentar tecnologia e terapias inovadoras na área da saúde

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, acaba de assinar um acordo exclusivo para cooperação técnica com a Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos). A parceria, única desse tipo atualmente em vigência no país, estabelece a criação de um amplo programa de mútua cooperação para desenvolvimento tecnológico, pesquisa científica, além da produção de novos fármacos e protótipos. O contrato tem vigência inicial de 12 meses e também inclui cláusulas para alinhar conceitos, traçar diretrizes, definir métodos e subsídios para ações em conjunto.

De acordo com Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC, conglomerado ao qual pertence a EMS, trata-se de um contrato inédito para a empresa, que se compromete a fomentar a ciência e a inovação no país ao lado da Fiocruz. “Nosso propósito, ao unirmos uma entidade pública e um ente privado que são grandes protagonistas dentro do ecossistema de saúde no Brasil, é produzirmos juntos conhecimento científico, fomentando a inovação nesse setor e colocando o país em destaque no quesito tecnologia farmacêutica. Pelo acordo, a EMS tem a liberdade de promover iniciativas no campo do desenvolvimento, ativando parcerias e disponibilizando o nosso gigantesco e moderno parque fabril para a produção de medicamentos e a promoção do maior acesso à saúde, por exemplo. Do outro lado, a Fiocruz pode nos auxiliar com o corpo técnico-científico, destinando pesquisadores e a sua sólida base acadêmica para gerarmos ainda mais terapias inovadoras que possam trazer melhores condições de vida para as pessoas”, ressalta Sanchez.

Fórum EMS em Brasília
A formalização da parceria entre EMS e Fiocruz ocorreu em evento realizado pelo laboratório farmacêutico e a Esfera Brasil nesta quarta-feira (27), em Brasília (DF), com a presença de autoridades, especialistas da área de saúde, empresários e representantes do Judiciário, com o objetivo de lançar luz sobre os entraves e as oportunidades no setor. O fomento à indústria e à pesquisa e desenvolvimento no Brasil foi o principal debate no evento, que ocorreu no auditório do Hotel Royal Tulip.

Trata-se de um protocolo de intenções que visa regular um programa futuro de mútua cooperação, sem possuir nenhum Plano de Trabalho vinculado ao acordo assinado nesta etapa. Para efetuar a parceria, é necessária a celebração de um novo acordo, acompanhado do seu respectivo Plano de Trabalho, único e específico; obedecendo, para isso, legislação própria.

Para Jorge Mendonça, diretor de Farmanguinhos/Fiocruz, “o protocolo de intenções é um passo inicial e fundamental para se criar uma cooperação conjunta entre as instituições, para enfrentar novos desafios de forma mais ágil, tecnicamente fortalecidos pela complementação de pontos fortes de ambos”, destaca.

Divulgação EMS

EMS defende iniciativas em inovação para desenvolver e fortalecer indústria farmacêutica no Brasil
Anterior

EMS defende iniciativas em inovação para desenvolver e fortalecer indústria farmacêutica no Brasil

Próxima

Série de reportagens mostra produção brasileira de lítio

Série de reportagens mostra produção brasileira de lítio