Para farmacêutica EMS, com sede em Hortolândia (SP), aeroporto é considerado estratégico pela proximidade e segurança que traz à operação

30 de agosto de 2022 – Dois anos após ser incluído pelo Ministério da Saúde na rede nacional de pontos de entrada e saída de medicamentos e vacinas, o Aeroporto de Viracopos registrou entre janeiro e junho deste ano um aumento de 45% na receita com o processamento de cargas da indústria farmacêutica, na comparação com o primeiro semestre de 2021. 

No período, a importação cresceu 5,8%, com volume de mais de 75 toneladas de insumo. No caso da exportação, a alta foi de 15,73%, com saída de mais de 56 toneladas de carga. O aeroporto também recepcionou 210 milhões de doses de vacinas contra a convid-19 que vieram do exterior para o Brasil nos últimos dois anos. Por Viracopos, também chegam os insumos, máquinas e peças do laboratório farmacêutico EMS. 

Jussara Neves, diretora de suprimentos da EMS, explica que a proximidade de Viracopos proporciona segurança aos processos e ajuda a diminuir os impactos negativos que a pandemia da covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia geraram para as operações logísticas. “Nós tivemos um aumento no valor do frete, escassez de contêineres marítimos, o que acabou aumentando a demanda pelo frete aéreo. Todos os fatores geraram atraso no recebimento dos insumos do País. Para a EMS, o aeroporto é muito estratégico tanto pela proximidade com nosso complexo industrial, que está localizado em Hortolândia (SP), quanto pela segurança e previsibilidade que ele traz à nossa operação como um todo”, afirma.

Sobre a EMS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 16 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 58 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.

Divulgação EMS

Anterior

Após quase uma década fechado, Museu do Ipiranga reabre ao público com apoio da farmacêutica EMS

Próxima

Farmacêutica EMS patrocinará equipe no Rally dos Sertões 2022