A Oxiteno, líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas, participou, pelo 7º ano consecutivo, do Prêmio Valor Inovação, que reconhece as 150 empresas mais inovadoras do país. A empresa ficou em 4º lugar na categoria Química, Papel e Celulose e em 80º no ranking geral. Para Andrea Campos Soares, Diretora Global de Marketing & Inovação da Oxiteno, a conquista reforça, mais uma vez, como a inovação faz parte do DNA da companhia.

“Nos últimos anos, evoluímos muito na gestão da inovação. Além de trabalhar mais em parceria com nossos clientes em cocriações, passamos a interagir com um número maior de instituições do ecossistema de inovação no Brasil e no mundo, como startups, universidades, institutos de ciência e tecnologia. As parcerias que realizamos são de extrema importância para viabilizar projetos, acelerar desenvolvimentos e construir relações que beneficiam todos os envolvidos. Desta maneira, é possível superarmos barreiras juntos e entregarmos inovações mais relevantes e sustentáveis para a sociedade”, diz Andrea Soares.

Apesar das dificuldades e restrições advindas do cenário de pandemia, a Oxiteno teve um forte aumento da demanda por suas especialidades químicas e consequente intensificação de sua dedicação à inovação. Como resultado, a empresa tem 42 lançamentos esperados para 2021 e outros 30, em 2022. Além disso, ampliou o número de iniciativas do “XLab”, um laboratório de inovação digital projetado para criar condições e soluções para que a inovação e o mindset digital se espalhem por toda a companhia.

Ainda segundo a executiva, a companhia tem como premissa que a inovação e a sustentabilidade andem lado a lado. “Na Oxiteno, usamos a inovação para desenvolver soluções com menor impacto ambiental e social, que apresentem maior eficiência no uso de recursos e que contribuam para a evolução tecnológica”, finaliza.

A premiação, que está em sua 7ª Edição, é conduzida pelo Valor Econômico e pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC. e tem como missão analisar as empresas a partir de cinco grandes pilares: a intenção de inovar, o esforço para realizar a inovação, os resultados obtidos, a avaliação do mercado e geração de conhecimento. 

Sobre a Oxiteno

A Oxiteno é líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas. A companhia iniciou suas operações em 1973, em São Paulo, e tem como propósito contribuir para o bem-estar das pessoas por meio da química. Investe em pesquisa e desenvolvimento para oferecer soluções inovadoras e alinhadas aos objetivos de negócio de seus clientes. A empresa está presente em oito países das Américas, Europa e Ásia e conta com 11 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Uruguai, além de dois centros globais de P&D, três laboratórios de P&D e oito escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia. No Brasil, possui fábricas nas cidades de Suzano (SP), Tremembé (SP), Triunfo (RS) e no Polo Petroquímico de Mauá (SP) e Polo Industrial de Camaçari (BA).

Divulgação Oxiteno

Anterior

Nortec participa da FCE Pharma/Cosmetique 2021, principal feira de negócios da indústria farmacêutica e cosmética na América Latina

Próxima

EMS é Top of Mind 2021, segundo Datafolha