Empresa adequou seu posicionamento estratégico no setor
Inspirar uma nova era de desenvolvimento, produtividade e crescimento, a fim de criar novas possibilidades para os desafios da agricultura nacional. Esse é o novo propósito da Ourofino Agrociência, reimaginar a agricultura brasileira.
O posicionamento nasceu de um estudo conduzido pela empresa nos últimos meses com o intuito de reposicionar estrategicamente a companhia, visando construir uma diferenciação relevante e sustentável para o mercado e, assim, orientar a gestão da Ourofino para ações adequadas às especificidades da agricultura nacional.
De acordo com o gerente de Comunicação e Inteligência Competitiva da Ourofino Agrociência, Everton Molina Campos, o estudo teve início no segundo semestre de 2016 e, para ter um entendimento real das necessidades do agricultor brasileiro, abrangeu entrevistas com produtores e especialistas do setor.
As pesquisas mostraram algo que a Ourofino já possui em seu DNA. “Identificamos que o agricultor almeja uma empresa que desenvolva produtos e soluções customizadas as suas necessidades, ou seja, que esteja próxima a ele e ofereça uma abordagem que vá além do relacionamento comercial. E esse é o nosso propósito”, afirma Campos.
Luciano Galera, diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, complementa que, hoje, a maioria das multinacionais do setor desenvolve produtos com formulações únicas e globais. “As soluções são testadas em centros de pesquisa no hemisfério norte, onde as condições edafoclimáticas são completamente diferentes das encontradas na agricultura tropical, que prevalece incidência de luz solar, altas temperaturas, umidade elevada, alta infestação de pragas e doenças, e presença de palha no solo, decorrente do plantio direto e da colheita da cana”, ressalta.
Foi avaliando esse cenário que a Ourofino Agrociência vislumbrou seu novo propósito como companhia: Reimaginar a Agricultura Brasileira, com a missão de desenvolver produtos e serviços que se adequem às condições da agricultura tropical.
Galera reforça que, por possuir uma das mais modernas fábricas de defensivos agrícolas do mundo e laboratórios com equipamentos de última geração, a Ourofino iniciou um projeto de inovação incremental, a fim de desenvolver produtos com formulações adequadas às condições da agricultura brasileira. “O que proporciona melhor performance da cultura e menor impacto ambiental”, diz o diretor.
Além de inovar para a agricultura nacional, a Ourofino Agrociência está mudando a abordagem com clientes para fomentar um relacionamento que realmente construa valor. “Estamos capacitando nossa equipe comercial para criar um relacionamento baseado em confiança e transparência. O objetivo é que nossos profissionais contribuam com ideias e soluções, para que sejamos realmente um parceiro de negócios”, pontua Miguel Padilha, diretor Comercial.
A empresa também está investindo fortemente em uma maior presença digital, com divulgação de conteúdos relevantes para o agricultor utilizar no momento em que mais precisa, ou seja, no campo. Além de estar presente em mídias como Facebook, Twitter, Youtube e Instagram, a Ourofino ainda traz um site totalmente reformulado.
Para expressar visualmente o novo propósito, com todas as adequações mencionadas anteriormente, a Ourofino Agrociência apresenta sua nova identidade visual. “A mudança tem por objetivo facilitar e simplificar a comunicação da empresa com o setor, bem como criar um senso de identidade e estabelecer uma diferenciação no mercado”, explica Campos.
A alteração no logotipo faz parte do processo de adequação estratégica da empresa. “Ele expressa totalmente nosso propósito”, destaca o gerente de Comunicação e Inteligência Competitiva. O losango do centro foi inspirado no fechamento do diafragma de uma máquina fotográfica e representa o reimaginar, um novo olhar. As linhas fazem referência às linhas do plantio, são características da agricultura. E as cores verde e amarelo fazem referência ao nosso país. “Assim, com a junção dos três elementos, temos claramente nosso propósito: Reimaginando a Agricultura Brasileira”, finaliza Campos.
Investimentos – inovando para a agricultura nacional
Para o desenvolvimento de novos produtos adequados à agricultura brasileira, a Ourofino estabeleceu parcerias com importantes centros de pesquisa no Brasil, como a Embrapa Recursos Genéticos e Unesp Botucatu. Recentemente, também firmou parceria de R$ 60 milhões com a Finep. O contrato é válido para o biênio 2017/2018, com 70% do valor custeado pela financiadora. O montante será investido em novos produtos para a agricultura tropical e melhoria das formulações já existentes.
Em 2016, no parque fabril localizado em Uberaba (MG), a Ourofino investiu R$ 15 milhões na construção de dois galpões de armazenagem. Agora, a empresa custeou mais de R$ 12 milhões na execução da planta industrial de WDG (Grânulos Dispersíveis). A tecnologia aplicada é a mais moderna e eficiente no mercado de defensivos agrícolas e proporciona ganhos no processo de formulação e na redução da exposição operacional na manipulação do produto, bem como visa a não poluição do meio ambiente.
Fonte: Agrolink | 31/05/17