Unidade de negócios alcança faturamento de R$ 290 milhões com inovação contínua e produtos líderes de categoria

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, comemora o desempenho da sua unidade de negócios de OTC (produtos isentos de prescrição) em 2024: faturamento de R$ 290 milhões e crescimento de 13,3% em demanda em relação ao ano anterior – e prevê crescer o dobro já em 2025. “Tivemos um 2024 muito importante e desafiador. Reconquistamos a liderança com Dermacyd, enquanto Multigrip ampliou market share – o maior dos últimos anos – e Lacday também voltou a ser líder na sua categoria. Ouvimos a fundo o consumidor e reformulamos estratégias, posicionamentos de marca e a própria comunicação com os nossos públicos. Além disso, debutamos com sucesso no canal alimentar”, comemora Cínthia Ribeiro, diretora da unidade de negócios de OTC da EMS.
O balanço foi anunciado na segunda edição do evento “Conexão Varejo EMS OTC”, realizado na sede da empresa, em Hortolândia (SP), no último dia 12 de fevereiro. Na ocasião, a área de OTC reuniu parceiros comerciais do varejo farmacêutico e canal alimentar para apresentar os planos estratégicos das suas marcas para 2025. Ao abrir o “Conexão”, Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, falou sobre a ambição de crescimento muito forte também neste ano na área de medicamentos isentos de prescrição, com investimentos consistentes e contínuos.
“Com as campanhas já planejadas para todo o ano, temos mais tempo para focar na execução. Vamos fortalecer nossa presença tanto no digital, explorando publicidade e e-commerce, quanto nos meios tradicionais, como TV e rádio, que ainda têm grande relevância no Brasil. Temos hoje alguns dos maiores contratos de mídia do setor, incluindo parcerias com o SBT, Record e, a partir deste ano, uma intensificação com a Globo. Nosso foco é entender o shopper”, complementa o executivo.
Cínthia Ribeiro destacou que OTC continua sendo uma prioridade para a companhia: “É muito recompensador olhar todo o potencial do nosso OTC para expandir, desenvolver categoria e trabalhar junto com o varejo. Temos muita ambição de crescer, investir, porque as marcas são fortes e líderes em suas categorias. Nossos pilares para 2025 são consistência e inovação. Manteremos as marcas ativas o ano todo, com aportes em mídia, patrocínio e merchandising”, acrescentou.
Os resultados de 2024 expostos durante a apresentação refletem esse compromisso. Segundo dados da companhia, três marcas conquistaram significativo market share: Dermacyd obteve um avanço de 9,9 pontos percentuais, com 27,6% de participação e liderança da categoria; Multigrip cresceu 0,8 ponto percentual, para 6,1%; enquanto o líder Lacday teve um aumento de 2 pontos percentuais, conquistando 27,5% do mercado.
Marcas e seus feitos
Durante o evento, foram apresentados os feitos das marcas de OTC da EMS. Multigrip, por exemplo, tem se destacado no segmento de gripes e resfriados, vem conquistando novos territórios, expandindo presença regionalmente e superando o mercado – foram 10,5% de crescimento em valor e 4,4% em volume em 2024. A marca também se consolidou como a 3ª mais lembrada da categoria.
Bálsamo Bengué, com 10% de market share, se consolidou como a 2ª maior marca da categoria no ano anterior, reposicionando-se como eficaz para diversos tipos de dor do dia a dia.
Lacday é top of mind, enquanto Dermacyd retomou a liderança no mercado farma, com 20% de crescimento 2024 x 2023, e é um produto hoje top of mind de R$ 145 milhões. A marca também renovou contrato com a estrela Paolla Oliveira para sua campanha 2025.
Bálsamo Bengué, Lacday, Multigrip, Dermacyd, além de Gelmax e Caladryl, também abordados durante o “Conexão”, Energil C e Penvir, têm projeção de crescimento expressivo para este ano e programados investimentos em extensões de linha, novas categorias, materiais de PDV, lançamentos significativos e campanhas robustas já a partir de abril.
“A unidade de negócios OTC está mudando o nosso modus operandi e nos provocando a ir sempre além. O grande pilar dessa transformação toda é a consistência: nos investimentos, nas buscas por novas experiências e mais presença no varejo e canal alimentar. Essa jornada é sólida e seguimos em busca das muitas oportunidades que enxergamos dentro desse negócio”, afirmou André Biguilin, diretor comercial de OTC, para os convidados do “Conexão”.
Com a palavra final, a empresa global
O encerramento foi marcado por uma “roda de conversa by Dermacyd”. No palco, estiveram presentes a influenciadora digital Erika Schneider; Fernanda Dalben, diretora de Marketing e Trade do supermercado Dalben; e Márcia Wagner, diretora Comercial da Panvel. As executivas discutiram o papel da mulher em cargos de liderança, além de refletirem sobre como influenciar e inspirar outras mulheres.
No final do evento, Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC, deixou uma mensagem aos convidados: “Este é apenas o começo. Tem muito mais por vir, com investimentos contínuos que reforçam nossa presença em todas as áreas e de maneira especial em OTC. Caminhamos para nos consolidar cada vez mais como uma empresa global nascida em Santo André (SP). E é um orgulho levar o Brasil para fronteiras distantes porque o nosso país merece”, concluiu.
Divulgação EMS