A Nortec Química, maior fabricante nacional de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), produzirá com exclusividade o IFA Dicloridrato de Pramipexol, indicado para o tratamento da Doença de Parkinson e para os sintomas da Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), para o Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos/Fiocruz. O IFA Dicloridrato de Pramipexol é fruto de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) em que a farmacêutica multinacional Boehringer Ingelheim GmbH transferiu a tecnologia de fabricação do insumo farmacêutico ativo à Nortec e o medicamento para Farmanguinhos, considerado o maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde. 

“Com a inclusão do IFA Nortec no registro do produto de Farmanguinhos, demonstra-se o importante papel das PDPs para ampliar o acesso de mais pacientes ao tratamento, fortalecendo também as indústrias farmacêuticas e farmoquímicas nacionais, diminui a dependência externa gerando emprego e renda.”, diz o vice-presidente da companhia, Marcus Soalheiro. O deferimento do registro foi oficializado por meio da RE No. 3.899 de 14.10.2021 e publicado no Diário Oficial da União de 18 de outubro. 

Soalheiro destaca ainda os benefícios dessa parceria aos pacientes, uma vez que a doença já é considerada a segunda maior patologia neurodegenerativa progressiva mais frequente no mundo, perdendo apenas para o Alzheimer. “O pramipexol é um medicamento que oferece muitos benefícios ao paciente, pois restitui suas habilidades motoras tão necessárias para uma vida com mais qualidade”. 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1% da população mundial acima de 65 anos tem o mal de Parkinson. No Brasil, a estimativa é de que a doença acometa mais de 200 mil pessoas. 

Sobre a Nortec Química   

A Nortec Química é a maior fabricante de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da América Latina, investindo em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação em seus processos. A Companhia é a única produtora de Benznidazol no mundo, IFA utilizado no tratamento da Doença de Chagas e é a maior produtora de Antirretrovirais do Ocidente. A relevância da Nortec Química no cenário mundial permanece com o aumento da capacidade produtiva e na atuação em P&D com o projeto de instalação da Primeira Planta para Drogas de Alta Potência, contribuindo com soluções tecnológicas para a melhoria do bem-estar, da vida e da saúde das pessoas. Atualmente, uma planta inteira da Nortec Química é dedicada à produção de Midazolam, sedativo utilizado no Kit intubação da Covid-19. A empresa foi fundada na década de 80 em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. 

Divulgação Nortec Química

Anterior

Cristália investe 800 milhões em internacionalização

Próxima

Nortec anuncia investimentos em expansão