Com média de 2 milhões de visualizações só em 2025, o podcast da Biolab Farmacêutica lança episódio especial para o mês de conscientização da saúde feminina

Com apresentação da jornalista Daiana Garbin, o Biolab Cast, iniciativa da Biolab Farmacêutica, foi criado para enfrentar um desafio atual: o amplo acesso à informação, muitas vezes acompanhado de desinformação perigosa. Foi com essa proposta que o podcast ganhou forma e, hoje, é um sucesso, contando com a participação de especialistas e influenciadores. O projeto teve início em 2024, quando com a intermediação do psiquiatra Dr. Jairo Bouer, levando informação com base em ciência, sem deixar a linguagem didática de lado. Desde então, os episódios buscam aproximar e acolher diferentes públicos, abordando saúde mental, prevenção e bem-estar como um todo.
“Já são mais de 2 milhões de visualizações na segunda temporada, comprovando que a indústria farmacêutica tem um papel que vai além da produção de medicamentos: somos responsáveis por levar conhecimento, porque a educação também é uma forma de cuidado”, reforça Tati Marques, diretora de Comunicação Corporativa, Educação e Sustentabilidade da empresa.
A data de 18 de outubro é conhecida pela conscientização sobre a menopausa, uma fase natural da vida da grande maioria das mulheres, que marca o fim dos ciclos menstruais, é carregado de dúvidas e mitos sobre seus impactos na saúde feminina. A realidade foi tratada sem tabus e com muita informação no episódio “O que ninguém te contou sobre a menopausa – os sinais físicos e mentais que ninguém te contou”, por Mônica Tagliari, professora de educação física e especialista em exercício e qualidade de vida da mulher, e Dra. Ana Helena, médica especialista em ginecologia e obstetrícia.
Ao longo do episódio, as especialistas compartilham suas experiências pessoais durante a menopausa e garantem que é possível atravessar essa fase com saúde e disposição, com atenção especial à alimentação.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30 milhões de mulheres no país estão na menopausa. Para a Dra. Ana Helena, os números mostram que é necessário desmistificar alguns tabus que envolvem essa fase. “Nós precisamos destacar um fato muito relevante: a menopausa não é o fim. Temos que encará-la como um processo de ressignificação da própria mulher, que entende sua própria saúde de outro modo. Com apoio dos recursos de que a medicina dispõe atualmente, é totalmente possível manter a qualidade de vida durante todo esse período”, afirma a médica.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já aponta que o sedentarismo é um comportamento de risco à saúde em qualquer idade e, por isso, o exercício físico deve ser inegociável. “Atividades que contribuem com a circulação do sangue, como os aeróbicos, são muito recomendados nessa fase da vida. Além de manter a saúde em dia, eles ajudam a promover os chamados hormônios da felicidade, fundamentais para a qualidade de vida, e combatem sintomas comuns da menopausa, como as ondas de calor”, aponta a educadora física Mônica Tagliari.
“A dieta adequada tem grande importância na menopausa. Sempre recomendo que a alimentação seja baseada em frutas, verduras, legumes e alimentos naturais, que também contribuem para a redução dos sintomas e a sensação de bem-estar”, completa a educadora física.
Este e os demais episódios estão disponíveis em todas as plataformas de streaming e no canal da Biolab Farmacêutica no Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoOFTP3FAjudnwkwR4k9lWAELAh8IgBo3.
Divulgação Biolab
.
