Muito além das exigências legais vigentes, iniciativa de prestação de contas garante acesso público às informações sobre interações da empresa com a comunidade médica

Fachada Libbs1
Divulgação Libbs

A Libbs Farmacêutica anuncia o lançamento do seu Portal da Transparência, uma iniciativa inédita no setor farmacêutico brasileiro voltada à prestação de contas e à ampliação do acesso à informação sobre suas interações com profissionais e instituições de saúde, em alinhamento com valores que norteiam e sustentam sua atuação no setor.

Disponível no site institucional da Libbs (www.libbs.com.br), o portal reúne informações sobre todas as ações de relacionamento com profissionais e instituições de saúde iniciadas a partir de 2024, incluindo patrocínios a eventos científicos, apoios para participação em congressos, honorários por consultorias e palestras e outras formas de apoio oferecidas em iniciativas de atualização científica, como hospedagem, transporte e refeições.

O Portal da Transparência vai além das exigências legais vigentes — como a Lei de Transparência do Estado de Minas Gerais (Lei nº 22.440/16 e nº 22.921/18) — e amplia o acesso público às informações em todo o território nacional, consolidando uma política de transparência ativa da empresa. Os dados referentes a 2024 e 2025 serão divulgados de forma anonimizada, em respeito aos parceiros que ainda não foram formalmente comunicados sobre o projeto. A partir de 2027, as informações das ações de relacionamento realizadas em 2026 passarão a identificar os profissionais e instituições de saúde.

“Vivemos um momento em que a sociedade espera, cada vez mais, clareza e responsabilidade nas relações institucionais. A criação do portal nasce desse contexto e está totalmente alinhada ao que acreditamos como empresa: que ética e confiança são valores inegociáveis. Mais do que uma obrigação, é um convite para que profissionais e instituições estejam conosco nesse movimento de transparência e confiança”, afirma Vinicius de Moura e Silva, gerente de Riscos e Compliance da Libbs. “Queremos dar visibilidade às nossas práticas, fortalecer o diálogo com a sociedade e seguir evoluindo de forma consistente e colaborativa”, acrescenta.

Dentro do portal serão divulgados dados completos dos beneficiários, como nome do profissional de saúde ou razão social da instituição, CNPJ ou número de registro no conselho profissional, categoria da despesa, período da despesa e valor investido. As atualizações serão realizadas anualmente, sempre com dados referentes ao ano anterior.

Essa iniciativa integra um conjunto de práticas que já fazem parte da Libbs e que continuam em desenvolvimento para assegurar relações éticas, responsáveis e sustentáveis, em coerência com uma atuação pautada por critérios técnicos, científicos e de compliance, que fazem parte da essência e da cultura da companhia. Uma das mais reconhecidas é o programa Perguntar Não Ofende, que existe há dez anos, no qual o presidente responde ao vivo a perguntas dos colaboradores.

Outros exemplos são o serviço de SAC, com atendimento humanizado; a divulgação do Código de Conduta e Ética e Relatório de Transparência Salarial; a manutenção do canal de ouvidoria e denúncias, ativo desde 2011. Além disso, a empresa oferece canais de farmacovigilância, mantém programas de compliance com auditorias internas e treinamentos, garante a visibilidade de suas parcerias com recursos públicos e estabelece regras claras de colaboração em programas de relacionamento com parceiros, como o de inovação aberta, que conecta a empresa com startups para desenvolver soluções inovadoras em saúde por meio de projetos-piloto.

Divulgação Libbs

Próxima

Com autorização da Anvisa, Cristália avança em pesquisa clínica inédita com polilaminina para trauma raquimedular

Com autorização da Anvisa, Cristália avança em pesquisa clínica inédita com polilaminina para trauma raquimedular