Farmacêutica mantém há cerca de quatro anos atendimento multidisciplinar, políticas de home office e suporte emocional aos colaboradores

Cuidar da saúde mental faz parte da cultura da Libbs, indústria farmacêutica 100% nacional, que há cerca de quatro anos mantém iniciativas estruturadas para promover o bem-estar dos colaboradores. Com atendimento multidisciplinar, políticas de home office e suporte emocional contínuo, a empresa transformou o cuidado com a saúde mental em prática concreta, fortalecendo o ambiente de trabalho e a qualidade de vida das equipes.

Entre as iniciativas da companhia, o Núcleo de Cuidado é voltado à saúde integral dos colaboradores, incluindo o bem-estar emocional. O serviço reúne uma equipe multidisciplinar com médico do trabalho, clínicos gerais, ginecologista, psiquiatra, psicólogo, nutricionista, assistente social, entre outros, e já ultrapassou a marca de 46 mil atendimentos desde sua criação. “Apenas em 2024, foram mais de 16 mil atendimentos, sendo mais de 8 mil voltados à atenção primária à saúde,” detalha Henrique Padial Ferri Holzhausen, diretor de Cultura e Processos da Libbs.

Outro diferencial da empresa é o Serviço de Apoio Social e Emocional que, desde 2021, conta com psicóloga e assistente social próprias da empresa. O atendimento cobre desde luto, traumas e quadros de ansiedade e depressão, até apoio em hospitalizações e questões familiares. “Desenvolvemos o Programa de Apoio Oncológico para suporte emocional e social aos colaboradores afetados pelo câncer direta ou indiretamente”, explica Holzhausen.

Recentemente, o tema ganhou ainda mais relevância com o anúncio de novas diretrizes do Ministério do Trabalho e Emprego – a NR-1 (Norma Regulamentadora nº 1) –, que determinam que, a partir de maio de 2026, todas as empresas brasileiras deverão incluir os riscos psicossociais em seus programas de gerenciamento de riscos. Mas para a Libbs, essas medidas representam uma fração do que pode ser feito como políticas inovadoras para tornar o ambiente de trabalho ainda mais favorável.

Saúde e bem-estar

Henrique Holzhausen explica ainda que a empresa adota outros mecanismos e está sempre em busca de iniciativas que promovam o bem-estar, aliado ao clima organizacional da empresa. Pensando nisso, a Libbs implementou os programas: Juntos no Cuidar e o projeto Boa Visão, iniciativas que têm relação direta com a área da saúde, de dentro para fora.

Outro bom exemplo é a adoção do modelo 100% remoto para funções administrativas, implementado desde o início da pandemia em 2020. Uma pesquisa recente revelou que 99% dos profissionais aprovam o formato, enquanto 97% dos gestores perceberam um aumento da produtividade.


“Todas as ações da empresa estão ancoradas na filosofia MentEx (Mentalidade de Excelência), que norteia a nossa busca contínua por melhorias. Em primeiro lugar, seu foco é garantir a segurança física e psicológica, em seguida, qualidade e produtividade, nessa ordem. A combinação dessas ações nos possibilita criar um ambiente seguro, onde o desempenho e os resultados se apoiem mutuamente”, conclui o executivo.

Divulgação Libbs

Próxima

Compromisso com a inclusão: Supera Farma impulsiona crescimento com equipe inclusiva em Televendas

Compromisso com a inclusão: Supera Farma impulsiona crescimento com equipe inclusiva em Televendas