Por: Paulo Schueler (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

A Fundação Oswaldo Cruz já distribuiu, até 20 de março, 30 mil testes diagnósticos para o novo coronavírus. Diante da disseminação da doença em território nacional, o Ministério da Saúde (MS) encomendou à Fiocruz o desenvolvimento e a produção dos kits para diagnóstico laboratorial destinados a atender a rede de laboratórios públicos de todo o país. Os kits foram desenvolvidos pelos Institutos de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

O número é correspondentes ao primeiro quantitativo encomendado. Ainda em março, o número deve chegar a 50 mil testes. Bio-Manguinhos trabalha para que, a partir de abril, a produção aumente em até 3 vezes. Para tanto, segue em contato direto com os fornecedores para garantir os insumos e estabelecer o novo cronograma de entregas. Na semana terminada também em 20 de março, a Fiocruz concluiu a capacitação dos 27 Laboratório Centrais de Saúde Pública (LACENs) do país. Todos os estados estão aptos a realizarem a testagem para o novo coronavírus (SARS-COV-2).

O kit diagnóstico

O Kit tem como objetivo identificar um fragmento do genoma do coronavírus. As amostras respiratórias são coletadas através de um aspirado da nasofaringe, ou coleta com swab triplo, e encaminhadas aos laboratórios para testagem. Nestes é feita a extração e purificação do material genético e, em seguida, utilizam o nosso kit de detecção. O nosso kit é composto por insumos que permitem uma amplificação exponencial do alvo investigado (o SARS-COV2). A técnica utilizada é a PCR em tempo real: os laboratórios preparam os reagentes de acordo com as instruções do nosso kit e com os treinamentos realizados, adicionam o material extraído e podem acompanhar no equipamento, em tempo real , se há presença ou ausência desses alvos referentes ao coronavírus.

 

Matéria no site original

Anterior

Anvisa aprova início dos estudos clínicos apoiados pela EMS para uso de hidroxicloroquina em pacientes com coronavírus

Próxima

Eurofarma Synapsis impulsiona scale-up no Grupo Leforte