By Portal Saúde Business 12 de março de 2020

Laura é uma das scale-ups aceleradas pelo programa da Eurofarma e, por meio de um robô, usa Inteligência Artificial para assistir aos pacientes sobre riscos de infecção 

A partir de março, o Eurofarma Synapsis, programa de aceleração da Eurofarma em parceria com a Endeavor que visa apoiar o empreendedorismo na América Latina e incentivar inovação ligada à área de saúde, impulsionará uma das suas scale-ups aceleradas, a Laura, com um projeto para o uso de Inteligência Artificial na gestão de riscos de infecção dos pacientes do Grupo Leforte, que possui três unidades hospitalares na Grande de São Paulo.

O acordo prevê o aproveitamento do robô Laura para identificar e monitorar pacientes internados que possuem riscos de infecção. O software conecta os prontuários eletrônicos a um painel de gestão localizado na Central de Enfermagem. Cada novo dado sobre os sinais vitais, além dos exames coletados em tempo real, geram uma classificação de risco alto, médio ou baixo, ajudando a equipe a priorizar o atendimento.

“A tecnologia da Laura permite uma mineração de dados que serão capazes de avaliar o grau de risco em atendimento. É um projeto inovador apoiado pelo Eurofarma Synapsis, em que usamos nosso networking para fazer acontecer uma escalada nos negócios da scale-up acelerada e que possui com grande potencial de crescimento”, comenta Helton Pinheiro de Carvalho, diretor executivo de Empreendedorismo e Digital.

“A parceria com a Eurofarma integra um programa de excelência para a melhoria da qualidade de saúde das pessoas, contando com inteligência artificial e tecnologia da informação que estão na base de um novo modelo de assistência que o Grupo Leforte está implantando de forma pioneira no mercado da saúde suplementar. Além de proporcionar a melhoria contínua de nossos processos, essa iniciativa contribui para ampliar os níveis de prevenção e resolutividade nos cuidados de saúde de nossos clientes e que culminam com a melhora no desfecho clínico e consequentemente com a previsibilidade financeira que estamos buscando para o atendimento”, diz Tiago Damasceno, superintendente de Tecnologia da Informação do Grupo Leforte.

“A parceria com a Eurofarma é um passo importante para o momento de expansão e aceleração do Robô Laura, o que reforça ainda mais nossa vocação do cuidado com o paciente”, complementa Cristian Rocha, CEO da Laura.

Inicialmente, o robô Laura será implementado nas unidades do Grupo Leforte do Morumbi, Liberdade e no Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, em Santo André, no ABC Paulista, oferecendo também com educação continuada, material científico e melhoria dos indicadores de qualidade. A expectativa é que a solução possa chegar a mais hospitais do grupo ao longo de 2020.

Para conhecer mais sobre o programa Eurofarma Synapsis e conhecer as iniciativas aceleradas e apoiadas, acesse o site.

 

Fonte: Saúde Business

12/03/20

Matéria no site original

 

Anterior

Primeiro produto da EMS aprovado na FDA é utilizado por paciente em tratamento domiciliar contra coronavírus nos EUA

Próxima

Bio-Manguinhos/Fiocruz assina PDP para rituximabe biossimilar com Sandoz e Bionovis