Para o Grupo Eurofarma, primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, não basta ser um dos líderes do setor, com vendas anuais da ordem de R$ 5,6 bilhões e atuação em 20 países, com mais de 7 mil colaboradores. O sucesso empresarial deve ser atrelado a desenvolvimento amplo e sustentável da sociedade na qual está inserida, tendo sempre em mente equilíbrio econômico, social e ambiental. Para tal, investe em áreas diversas, como educação, cidadania e meio ambiente, entre outros.
Em setembro de 2020, a empresa renovou sua adesão ao Pacto Global da Organizações das Nações Unidas (ONU), do qual é signatária desde 2015. O código orienta a conduta empresarial para a adoção de práticas e valores internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
A Eurofarma também faz parte do grupo de benchmarking do Instituto Ethos, composto por empresas que obtiveram as melhores pontuações na avaliação da instituição. Possui, em parceria com o instituto, o programa de Sustentabilidade na Cadeia de Valor, uma atitude pioneira entre as farmacêuticas no Brasil, com o objetivo de avaliar e monitorar as boas práticas de seus fornecedores de insumos diretos.
Na área ambiental, suas realizações tornaram-na a única farmacêutica tetracampeã pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Um dos destaques é o projeto Horta de Manejo Orgânico, primeiramente inaugurado no Complexo Industrial de Itapevi e ampliado para a unidade de Ribeirão Preto, que em pouco mais de um ano após colheram mais de 30 mil hortaliças. O projeto tem como principal objetivo conscientizar os colaboradores para uma alimentação mais saudável, além de estimular a economia circular por meio da valoração de materiais recicláveis. Os colaboradores podem realizar a troca de itens recicláveis por hortaliças. Todas as embalagens recicláveis obtidas nas trocas são vendidas e os recursos revertidos para outros projetos socioambientais e educacionais da companhia.
A utilização de fontes limpas de energia também é uma das metas da Eurofarma. Em sua unidade de Itapevi, a empresa instalou mais de 7 mil painéis solares. Outro projeto importante em andamento na empresa é a troca de toda a sua frota administrativa por carros híbridos. Com a entrega de 28 veículos em 2020, a intenção é chegar a 150 até 2023.
A empresa busca continuamente a redução do uso de papel. Em 2019, formou-se um grupo de trabalho da indústria farmacêutica que acelerou a digitalização dos processos de concessões de produtos junto à Anvisa – cada dossiê de registro de novo medicamento possui de 7 mil a 20 mil páginas. Além do processo ter ficado mais simples e rápido, a Eurofarma economizou cerca de 80 mil folhas em um ano.
A luta contra a Covid-19 também não poderia ficar de fora. A empresa destinou mais de R$ 29 milhões para ações sociais relacionadas ao combate do vírus. São quatro frentes: disponibilização de medicamentos para doação (1,4 milhão de unidades de produtos acabados), compra e distribuição de 5,5 milhões de cestas básicas (o projeto Prato Cheio respondeu por 1,3 milhão destas cestas), doação de equipamentos de proteção e mais de 400 mil unidades de álcool em gel produzidos nas plantas da Eurofarma e doações em dinheiro para instituições de saúde (Hospital São Paulo/UNIFESP e GRAAC). As iniciativas buscam atender às necessidades de médicos e instituições de saúde de todo o Brasil e a população carente, principalmente, dos municípios de Itapevi (SP) e Montes Claros (MG), entorno das operações industriais da empresa.