Estudo traz um raio-x do consumidor de Norte a Sul do país e aponta que a farmacêutica é de novo a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria medicamento genérico

A EMS – maior laboratório farmacêutico no Brasil – conquistou pelo terceiro ano consecutivo o prêmio Top of Mind, do Instituto Datafolha e jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a maior pesquisa do gênero na América Latina, realizada anualmente desde 1991 e publicada nesta quarta-feira (26), na revista Folha Top of Mind 2022, a farmacêutica é a empresa mais lembrada pelos brasileiros quando se fala em medicamentos genéricos. 

“Alcançar este reconhecimento pelo terceiro ano seguido é algo que nos motiva e nos enche de orgulho. Tanto quanto comemorar esta conquista, quero expressar minha gratidão, em nome da EMS, a todos os brasileiros que reconhecem o nosso esforço em promover a saúde e mais qualidade de vida”, celebra Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS. 

Segundo o executivo, os genéricos representam cerca de 35% dos negócios da empresa. “Embora a EMS esteja hoje em uma trajetória acelerada de inovação, compreendemos a grande importância que os genéricos continuam tendo para garantir o acesso ao tratamento medicamentoso no Brasil. O prêmio reforça nosso pioneirismo no segmento, em 2000, e liderança ocupada desde 2013. Disponibilizamos cerca de 500 apresentações de produtos, o maior portfólio de genéricos do Brasil, e atendemos a 96% das classes terapêuticas, além de estarmos em praticamente todos os pontos de vendas do país. E seguiremos investindo firmemente neste setor”, acrescenta Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS. 

A 32ª edição da pesquisa Top of Mind avaliou 83 categorias de produtos, serviços, especiais e ouviu, entre 2 e 13 de agosto, 7.701 entrevistados – homens e mulheres, a partir dos 16 anos, moradores de todas as cinco regiões do Brasil. Os participantes responderam quais são os produtos e serviços mais presentes em seu dia a dia, atendendo ao seguinte questionamento: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. O estudo, realizado por meio do método Intercept, trouxe um raio-x do consumidor de Norte a Sul do país. 

Após esses anos de pandemia da Covid-19, a cerimônia de anúncio dos vencedores voltou a ser realizada de forma presencial. Nesta edição de 2022, ocorreu nesta terça-feira (25), no Tokio Marine Hall, em São Paulo. 

Ainda como parte da estratégia de permanecer próxima das pessoas, a EMS tem feito investimentos constantes em publicidade e merchandising para levar suas mensagens aos mais diversos públicos de relacionamento. “Nos anos anteriores, ampliamos nossa verba publicitária com o objetivo de estarmos entre os maiores anunciantes do país. Em 2022, demos um novo passo e contratamos o ator e apresentador Rodrigo Faro como Head de Marketing Institucional da EMS, atuando como embaixador da nossa marca e como o atual garoto-propaganda de um de nossos produtos, o Multigrip. Faro também tem participado de várias campanhas da empresa”, comenta o executivo. 

A EMS é também grande parceira de iniciativas nas áreas sociais, culturais, esportivas, educacionais e ambientais. Segundo Sanchez, entre 2014 e 2021, foram destinados mais de R$ 206 milhões em recursos para projetos realizados pelo Brasil na área de responsabilidade social.

Sobre a EMS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 16 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 58 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.

Divulgação EMS

Blau Farmacêutica assina contrato de implantação de sua unidade no Complexo Industrial Portuário de Suape
Anterior

Blau Farmacêutica assina contrato de implantação de sua unidade no Complexo Industrial Portuário de Suape

Próxima

Após anunciar exportação para quatro novos países, Nortec Química confirma presença em evento na Alemanha