Ação acontece no dia 20 de maio e chama a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro, em uma iniciativa pioneira da empresa em 2000

foto Guilherme Silva @wguilhermesilva @cristoredentoroficial

Nesta terça-feira (20), data que marca o Dia Nacional do Medicamento Genérico, a EMS – maior laboratório farmacêutico no país – promove uma ação simbólica e de grande visibilidade: a iluminação em azul do monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em um movimento para enaltecer esse marco para a saúde no Brasil. A iniciativa já se tornou uma tradição para a farmacêutica e é uma homenagem à categoria que transformou o acesso à saúde no país.

A iluminação deste importante monumento nacional, em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, ocorre às 20h30, na presença de executivos da empresa e outros representantes do setor. Busca chamar a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro, em 2000 – ano em que a EMS também se tornou pioneira na produção e comercialização desses medicamentos no país. Naquele ano, foram colocados no mercado a ranitidina, a ampicilina e a cefalexina.

“A data marca uma transformação histórica na saúde do Brasil, da qual temos muito orgulho de fazer parte e de sermos os primeiros a fomentá-la. Um divisor de águas em questão de mais qualidade de vida e bem-estar para a população brasileira, sem dúvida. E, ao iluminar novamente um ponto tão emblemático como o Cristo Redentor, queremos continuar chamando a atenção para essa data tão significativa, reforçar a relevância dos genéricos e seu impacto direto na vida de milhões de pessoas”, afirma Cauê Nascimento, diretor-executivo de Genéricos da EMS.

O executivo reforça que, “ao longo desses 26 anos (desde a legislação que estabeleceu os genéricos no Brasil – lei nº 9.787, de 10 de fevereiro de 1999), a categoria evoluiu, conquistou credibilidade perante a classe médica e consumidores, e se consolidou como um pilar essencial na democratização do acesso à saúde, se fazendo presente em milhões de lares que hoje reconhecem a sua importância, eficácia e segurança”.

Como parte da ação do Dia Nacional do Medicamento Genérico 2025, a EMS também realizará a doação de medicamentos MIP (isentos de prescrição médica) para projetos sociais atendidos pelo Consórcio Cristo Sustentável.

Ação com embaixadores

Nesta terça-feira (20), a ação de iluminação do monumento ao Cristo Redentor e a homenagem aos genéricos e ao pioneirismo da EMS no segmento estarão também destacadas nas redes sociais, nas páginas proprietárias da empresa (@emsfarmaceutica) e em postagens relacionadas a serem feitas pelos embaixadores da marca Rodrigo Faro (@rodrigofaro), Amanda Meirelles (ameirelles) e Erika Schneider (@erikaschneider).

Liderança em genéricos

Pioneira na produção e comercialização de genéricos, no ano de 2000, a EMS lidera o segmento desde 2013 e conta hoje com o maior portfólio do Brasil, com cerca de 400 apresentações de produtos.

A EMS movimenta mais de R$ 3,3 bilhões de faturamento por ano (IQVIA abr/25) no segmento. Atualmente, a companhia detém 16,0% de market share em valor e comercializou mais de 287 milhões de unidades só em 2024. Mensalmente, são mais de 23 milhões de caixinhas de genéricos dispensadas — o equivalente a 32 mil vendidas por hora e 555 por minuto em todo o Brasil —, consolidando o compromisso da EMS com o acesso à saúde e medicamentos. Nos últimos 12 meses, o mercado de Genéricos cresce 8,5% em unidades, enquanto a EMS cresce 10,5%, conquistando ainda mais espaço nas casas dos brasileiros, promovendo mais bem-estar e qualidade de vida.

Pelo quinto ano consecutivo, a marca foi reconhecida em 2024 como a mais lembrada pelos consumidores na categoria de genéricos, de acordo com a pesquisa Top of Mind, do Instituto Datafolha e do jornal Folha de S.Paulo.

Genéricos: economia, confiança e saúde

Com eficácia e segurança comprovadas, os genéricos conquistaram a confiança de médicos e pacientes. Segundo a PróGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares), cerca de 79% dos brasileiros afirmam comprar ou já terem comprado medicamentos dessa categoria, cujo preço é pelo menos 35% inferior ao do medicamento de referência – podendo chegar a até 90% de economia. Hoje, os genéricos representam 35% de todos os medicamentos comercializados no Brasil. Apenas em 2024, mais de 5,6 bilhões de caixas foram vendidas no país. Ao longo dos anos, a categoria já gerou uma economia que ultrapassa R$ 346 bilhões para os consumidores brasileiros, de acordo com a entidade.

Divulgação EMS

Mês das Mães: Biolab Cast discute como o histórico familiar influencia a saúde do coração
Anterior

Mês das Mães: Biolab Cast discute como o histórico familiar influencia a saúde do coração

Próxima

Supera Farma anuncia novo Centro de Distribuição em Extrema (MG) e abre novas vagas de emprego na cidade

Supera Farma anuncia novo Centro de Distribuição em Extrema (MG) e abre novas vagas de emprego na cidade