Com essa aquisição, farmacêutica líder no mercado nacional passa a ser detentora da linha Dermacyd composta por 17 SKUs

A EMS – maior laboratório farmacêutico no País – anuncia a aquisição do Dermacyd, marca global de sabonete íntimo, pertencente à empresa francesa Sanofi. O negócio dá à EMS o direito sobre a propriedade intelectual, comercialização e fabricação, na América Latina, de um portfólio com 17 SKUs que têm forte presença nos mercados do Brasil, México, Peru e Argentina – nestes três últimos, sob o nome de Lactacyd. A transação girou em torno de 66 milhões de euros e ainda precisa da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e das autoridades antitrustes dos demais países envolvidos.

O movimento reforça a estratégia da EMS de expandir o seu processo de internacionalização e, por meio da compra de grandes marcas globais, ampliar também a participação da empresa e reposicioná-la no mercado de Medicamentos Isentos de Prescrição Médica – MIPs (Over The Counter – OTC, sigla em inglês), um segmento bilionário de produtos com venda livre ao consumidor.

“A companhia segue atenta às oportunidades de mercado, avaliando possíveis novas aquisições como parte da estratégia para crescer com rentabilidade e ganhar mais presença, relevância e competitividade no segmento de OTC, dentro e fora do Brasil. Com esta linha de sabonetes íntimos, que tem marca consagrada e grande penetração nos países em que é comercializada, queremos também mostrar um novo momento da EMS, que está realmente empenhada em trabalhar seus produtos isentos de prescrição de maneira bastante expressiva”, destaca Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS. De acordo com o executivo, a farmacêutica deve assumir esse novo negócio após a aprovação das autoridades antitrustes. “Ainda está contemplada na negociação a transferência de maquinários para internalizarmos a produção entre 2025 e 2026”, diz Sanchez.

Até que a transação seja concluída, Dermacyd permanece sendo produzido e comercializado pela Sanofi. Com a aprovação pelo CADE, Dermacyd passa a ser fabricado pela empresa francesa por mais um ou dois anos e, de imediato, comercializado pela EMS. A fabricação será internalizada pela companhia brasileira entre 2025 e 2026, em uma de suas plantas no país.

Para formatar e operar um portfólio com marcas fortes, a EMS recrutou, em fevereiro deste ano, Cinthia Ribeiro para a diretoria Comercial e de Marketing da unidade de negócios de Marcas da EMS, sendo a responsável também pela estrutura da área de OTC. Profissional com mais de 15 anos de experiência no mercado de MIPs, ela passou por gigantes farmacêuticas, nacionais e internacionais. Formada em Marketing e pós-graduada em Ciência do Consumo e Marketing, Cinthia aposta nesta marca que é líder do mercado brasileiro para expandir, dentro da EMS, a categoria de produtos voltados para a mulher. “É uma categoria que depende de inovação, comunicação junto às consumidoras, credibilidade e tem grande presença na gôndola das farmácias. Enxergamos oportunidade de avançarmos nesta área nos próximos anos e construirmos uma marca ainda mais forte, madura, com diversas soluções voltadas para os cuidados com a saúde feminina”, ressalta a executiva. A unidade de OTC da EMS, além de Dermacyd, conta ainda com as marcas Multigrip, Balsamo Bengué, Lacday, Caladryl e Gerovital, entre outras.

Na América Latina, Dermacyd e Lactacyd alcançam um volume de vendas de 10,3 milhões de unidades e faturam 17,1 milhões de euros. No mercado brasileiro, Dermacyd é a marca líder no seu segmento, com 28% de market share em valor, e movimentou cerca de R$ 50 milhões em 2022.

O Brasil e o México, onde são fabricados Dermacyd e Lactacyd, são os principais mercados do produto, com 49,1% e 43,9% de market share, respectivamente. Na sequência, aparecem Peru, com 4,3%, e Argentina, com 2,7%.

Expansão no Brasil e internacionalização

A compra de Dermacyd é a continuidade de uma trajetória iniciada pela EMS em 2018, quando outro tradicional produto do mercado de OTC foi adquirido: o antigripal MultiGrip, que veio a se somar a marcas de sucesso da EMS.

“A aquisição dessa linha de sabonete íntimo expõe o apetite da EMS para crescer no segmento e cenário internacional, ampliando o portfólio com marcas globais consagradas, não devendo parar por aí”, afirma Thiago Tavares, CFO da EMS. “Entrar em novos segmentos no Brasil e também ampliar a presença internacional são a principal aposta da EMS e de seu controlador, o Grupo NC, que concluiu, em dezembro de 2022, a compra das empresas mexicanas Grupo Imperial, Kosei e Companhia Internacional de Comércio – KSK, entrando no mercado de medicamentos isentos de prescrição daquele país, com a aquisição de marcas locais também consagradas”, completa Tavares.

Como parte desta estratégia para crescer e seguir investindo em tecnologia, inovação e desenvolvimento, a EMS mantém ainda escritórios, fábricas e laboratórios de pesquisa nos Estados Unidos, Itália, Portugal e Sérvia.

Sabonete íntimo

Desenvolvido em 1950, por um grupo de cientistas da França, o sabonete íntimo Dermacyd conta com formulação suave, feita de ácido lático e lactoserum, matérias-primas utilizadas para conservar e restabelecer o equilíbrio natural da zona íntima feminina. Nos últimos anos, esse tipo de cuidado feminino vem ganhando cada vez mais popularidade entre as consumidoras do Brasil, México, Peru e Argentina. O portfólio de 17 SKUs abrange uma gama de produtos para cuidar da saúde da área íntima, que proporcionam proteção 24 horas, reduzem irritações e possíveis odores. O produto está disponível em diferentes fragrâncias, e, no Brasil, oferece ainda uma linha Infantil destinada à higiene diária dos bebês e crianças.

Sobre a EMS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 17 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 59 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.

Divulgação EMS

Blau Farmacêutica tem recorde de investimentos em PD&I no 1T23 e liberação da ANVISA para comercialização dos produtos da nova planta de Especialidades
Anterior

Blau Farmacêutica tem recorde de investimentos em PD&I no 1T23 e liberação da ANVISA para comercialização dos produtos da nova planta de Especialidades

Próxima

Bio-Manguinhos promove a sétima edição do International Symposium on Immunobiologicals (ISI - Simpósio Internacional de Imunobiológicos)

Bio-Manguinhos promove a sétima edição do International Symposium on Immunobiologicals (ISI - Simpósio Internacional de Imunobiológicos)