No trimestre, a Companhia também registrou quatro novos produtos no Brasil, além de seis produtos na América Latina, e se prepara para aumentar em cerca de 30% a produção de medicamentos na Unidade de Especialidades

A Blau Farmacêutica, uma das principais indústrias farmacêuticas da América Latina, focada na produção de medicamentos de alta complexidade para o segmento institucional, divulgou o balanço do 1T23 com importantes avanços em projetos estratégicos e que irão gerar valor para a Companhia no curto, médio e longo prazo. Foram quatro submissões de novos medicamentos na ANVISA e seis em outros países da América Latina, além da aprovação de quatro novos medicamentos no Brasil e de seis na América Latina. No mês de abril, a Companhia também obteve recorde de produtos registrados. Com a aceleração dos investimentos em PD&I – BRL 31 milhões no trimestre, crescimento de mais de 100% em relação ao ano anterior e equivalente a 12% da Receita Líquida, o pipeline futuro da Companhia até 2026 inclui 49 produtos em desenvolvimento, em diferentes fases do processo, com mercado endereçável total de BRL 7,8 bilhões

“Apesar de todos os desafios, estamos cautelosamente otimistas com o ano de 2023: com o número de registros alcançados até agora e os que ainda estão por vir, com processo de amadurecimento dos novos produtos, que vem ganhando cada vez mais representatividade em nosso faturamento, além do aumento de capacidade das plantas. Nossa expectativa é lançar treze produtos, sendo dez Oncológicos e três de Especialidades que, em conjunto, possuem um mercado endereçável de BRL 926 milhões. Até abril, nós já lançamos sete dos treze medicamentos que serão lançados ao longo do ano”, destaca Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica. 

Ainda em abril, a Blau obteve a licença da ANVISA para iniciar a comercialização dos medicamentos fabricados nas duas novas linhas de produção de injetáveis, da planta P210, localizada na matriz, em Cotia (SP). Atualmente, as linhas operam em dois turnos e devem aumentar em cerca de 30% a oferta de medicamentos da Unidade de Especialidades, podendo ultrapassar essa perspectiva com a criação do terceiro turno. 

Em outubro de 2022, a Companhia assinou contrato para aquisição do Laboratório Bergamo, por USD 28 milhões, e, em 04 de maio deste ano, o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a transação sem restrições. O closing da Transação está sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes. O Bergamo foi fundado em 1946, possui planta própria localizada em Taboão da Serra, São Paulo, que recebeu investimentos recorrentes nos últimos anos. 

“Estamos muito animados com essa aquisição que irá nos auxiliar na ampliação de nossa participação no mercado de oncológicos, com incremento de capacidade produtiva de liofilizados, adição de importantes medicamentos ao nosso portfólio e ampliação de nossa Receita. Desde a assinatura do contrato, em outubro, o Bergamo obteve dois novos registros — fosaprepitanto e tigeciclina, ambos com lançamento no segundo semestre de 2023, e com mercado endereçável conjunto de BRL 110 milhões”, comenta o CEO da Blau.

Neste 1T23, a parceria com a Similis Bio, que tem avançado mais rápido do que o previsto, teve marcos relevantes em dois dos quatro anticorpos monoclonais que serão lançados no âmbito da parceria: a Blau recebeu os primeiros bancos de células de pesquisa e os biorreatores com grande capacidade (500 litros e 3.000 litros). 

“Nossos investimentos na capacidade produtiva continuaram fortes no período. A planta P210 focada na produção de medicamentos da Unidade de Especialidades, por exemplo, foi inaugurada no final de 2022, com equipamentos de última geração, ambientes monitorados por Inteligência Artificial (BMS – Building Management System), sistema integrado de Audit Trail, para buscar uma alta capacidade produtiva com baixo custo operacional, aumentando cada vez mais a oferta dos nossos medicamentos de portfólio e os que estão no pipeline de lançamento. Tudo no mais alto nível em nossa indústria 4.0”, reforça Hahn, CEO da Blau.

Com uma sólida posição de caixa, que facilita a passagem da Companhia por momentos mais turbulentos, a Blau registrou um Lucro Bruto de BRL 107 milhões no período, com Margem Bruta de 42%, e uma Receita Líquida de BRL 258 milhões, com destaque para a venda de novos produtos, que representaram 8% da Receita (+15% YoY), e de Operações Internacionais, que seguem com boa performance e crescimento de volume vendido e Receita nos países de origem, além da expectativa de novos lançamentos nos próximos meses. A Blau encerrou o trimestre com um EBITDA de BRL 58 milhões, Margem de 23%, e, mesmo diante desse cenário, um Lucro Líquido de BRL 52 milhões, com Margem de 20,0%. 

Nos próximos meses, a Blau dará início às obras de expansão do Blau Inventta – Centro de PD&I, que permitirá acelerar o desenvolvimento de novos produtos e aumentar a capacidade de análise de projetos. As obras terão início no 2S23 — expectativa de doze meses de duração — com previsão para inauguração em 2024. Já nas demais plantas, a Companhia avançou nos projetos de ampliação de capacidade produtiva para atender às demandas do mercado. Na Blau São Paulo, com as melhorias e investimentos realizados em 2022, já no 1T23 conseguimos capturar importante aumento da capacidade. A Blau Goiás atualmente opera com 3 linhas, sendo 2 linhas de cefalosporínicos e uma linha de carbapenêmicos, que vem ganhando representatividade e ampliando a produção do Meropeném. A Blau Caucaia passou por reformas pontuais no trimestre, para modernização e melhorias da planta. 

Plasma

Na operação de coleta de plasma, Hemarus, o 1º Centro da Blau Farmacêutica — localizado em LauderHill, Flórida — segue em processo de ramp-up, com crescimento consecutivo desde a sua inauguração. No trimestre, foi registrado volume de coleta de 5.923 litros, representando um crescimento 9,3% vs. 4T22 e de 74,0% vs. 1T22, além de um crescimento de 15,9% no volume de novos doadores. Já no 2º Centro — North Miami, a Companhia iniciou as contratações e treinamento de times, e retomou o processo de obtenção de licenças, com inauguração prevista para o mês de junho. O 3º Centro — em Flamingo, Miami, está em fase final de projeto executivo, com expectativa de início de obras nos próximos meses.
 

“Dando sequência à estratégia da Companhia de verticalização e expansão de nossa operação de coleta de plasma nos EUA, em fevereiro, assinamos contrato para aquisição de participação de 25% no Centro Hemarus LLC, situado em Jacksonville, Flórida, nosso 4º Centro de Coleta. O Centro iniciou suas operações em 2009 e opera com cerca de 70% de sua capacidade máxima, de 55.000 litros/ ano. Além do plasma ‘natural’ coletado, esse Centro também coleta o plasma ‘hiperimune’, estratégia que iremos implementar no médio prazo nos demais Centros, em função dos valores substancialmente maiores deste produto. A aquisição dessa participação soma o montante de USD 500.000 e será liquidada com recursos do caixa da Companhia. A aquisição dos 75% restantes, poderá ocorrer após 36 meses”, afirma Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica. 

Ainda segundo o executivo, a Companhia está preparada para entregar os resultados de acordo com o seu planejamento estratégico e sua visão 2023-2025. “Mesmo inseridos em um segmento resiliente, os primeiros meses do ano foram desafiadores, mas seguimos equilibrando uma entrega de resultados consistentes com investimentos contínuos e sendo protagonistas em temas de ampliação de acesso e marcos regulatórios. Estamos inseridos em um mercado resiliente e investindo para diminuir gargalos de produção e aumentando nossa produção”, reforça. 

Sobre a Blau Farmacêutica

A Blau é uma empresa farmacêutica líder no segmento institucional e pioneira em biotecnologia, com portfólio de marcas próprias de medicamentos de alta complexidade focado em segmentos relevantes da indústria, como imunologia, hematologia, oncologia, nefrologia e infectologia, atuando em diversas classes terapêuticas.

A Blau possui presença continental, atualmente em 7 países da América Latina — Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Uruguai — e nos Estados Unidos, e possui um moderno complexo industrial farmacêutico, composto por cinco plantas no Brasil.

Webinário Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Anterior

Webinário Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Próxima

EMS adquire Dermacyd, marca global de sabonete íntimo, e avança no mercado de produtos com venda livre ao consumidor